Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Prisão efetiva para dois dos autores de assalto violento em Águeda

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a penas de prisão efetiva dois dos autores de um assalto violento ocorrido em 2016, em Águeda, condenando os restantes cinco arguidos a penas suspensas e internamento psiquiátrico.

Prisão efetiva para dois dos autores de assalto violento em Águeda
Notícias ao Minuto

19:00 - 16/01/18 por Lusa

País Justiça

Os arguidos, seis homens e uma mulher, com idades entre os 21 e os 28 anos, estavam acusados em coautoria de um crime de roubo. Um deles respondia ainda por um crime de burla informática.

A pena mais gravosa, quatro anos e meio de prisão efetiva, foi aplicada aos dois principais arguidos, que se encontram em prisão preventiva desde que foram detidos em janeiro de 2017.

Outros quatro arguidos foram condenados a penas suspensas entre um ano e três anos e meio e um outro foi condenado a internamento em estabelecimento psiquiátrico entre três a oito anos.

O caso remonta à madrugada de 7 de julho de 2016, quando os arguidos decidiram assaltar um homem de nacionalidade lituana, aproveitando-se do facto de aquele estar alcoolizado.

De acordo com a acusação, os jovens abordaram o cidadão estrangeiro junto ao recinto do "Agitágueda", um festival promovido pelo município, e colocaram-no à força no interior da mala de um veículo automóvel.

O homem foi depois levado para um local isolado onde debaixo de agressões com murros e pontapés e ameaças de morte foi obrigado a revelar o código do cartão bancário que trazia consigo, tendo sido efetuados vários levantamentos no valor global de 880 euros.

A vítima, de acordo com os investigadores, foi também despojada de vários bens de elevado valor que transportava, nomeadamente uma aliança, um telemóvel, um par de óculos e um relógio.

Os arguidos acabaram por abandonar o ofendido nas traseiras do estádio de futebol de Águeda, deixando-o parcialmente despido, apenas com a camisa, para que lhe fosse mais difícil pedir ajuda.

O homem que ficou deitado no chão algum tempo, com receio que algum dos arguidos ainda ali se encontrasse, veio a ser socorrido por uma viatura dos bombeiros, tendo sido transportado para o Hospital de Águeda e dali para o Hospital de Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório