Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Bombeiros Profissionais exigem medidas para evitar incêndios urbanos

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) considerou hoje urgente criar medidas para evitar incêndios urbanos, defendendo a atribuição de poderes aos bombeiros para fiscalizarem os edifícios.

Bombeiros Profissionais exigem medidas para evitar incêndios urbanos
Notícias ao Minuto

18:01 - 16/01/18 por Lusa

País ANBP

"A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais tem assistido com preocupação ao número de incêndios urbanos ocorridos nos últimos dias, com consequências catastróficas. O incêndio na coletividade de Vila Nova da Rainha, em Tondela, tornou pública a necessidade urgente de fiscalizar estes espaços no que diz respeito ao licenciamento da sua atividade", refere a ANBP, em comunicado.

A associação que representa os bombeiros profissionais considera que as vistorias feitas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil devem passar a ser obrigatórias, "deixando de ser suficiente o simples parecer de um técnico para dar luz verde ao processo de licenciamento".

A ANBP defende também como "muito importante" a atribuição aos bombeiros de "mais poder de fiscalização e ação".

"Numa altura em que se afinam procedimentos e aprova legislação para que as tragédias como as que assistimos este verão não se assistam mais, em matérias de incêndios florestais, é urgente antecipar medidas para prevenir que outras calamidades se verifiquem, mas em matéria de incêndios urbanos", sustenta a associação.

Para a ANBP, é necessário criar legislação ou cumprir e fiscalizar o cumprimento da já existente no que diz respeito a edifícios antigos e em novas construções, além de ser também urgente impor regras no que diz respeito ao tipo de atividades que podem ser desenvolvidas nos edifícios e as medidas de segurança que acarretam.

"A situação que ocorreu em Tondela poderá vir a repetir-se em outras localidades onde existem coletividades como esta, ou em espaços comerciais com material inflamável e que, alegadamente, não cumprem as regras de segurança", alerta ainda a ANBP.

O incêndio que deflagrou no sábado à noite durante um jantar numa associação recreativa de Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela, fez pelo menos oito mortos e 38 feridos, entre graves e ligeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório