Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Supernanny viola direitos das crianças". Unicef pede 'mão' do Estado

Programa ainda só teve um episódio, mas já está a gerar polémica na sociedade portuguesa.

"Supernanny viola direitos das crianças". Unicef pede 'mão' do Estado
Notícias ao Minuto

17:35 - 15/01/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Notícias

O novo programa de domingo à noite da SIC, ‘Supernanny’, está no centro da mais recente controvérsia televisiva.

Estreado ontem, o programa já levou várias autoridades a questionarem a continuação da sua exibição.

A representação da Unicef em Portugal já se pronunciou sobre o tema, considerando que o programa “vai contra o interesse superior das crianças, violando alguns dos seus direitos, nomeadamente o direito da criança a ser protegida contra a intromissão na sua vida privada”.

Face ao exposto, a diretora executiva da Unicef Portugal, Beatriz Imperatori, “apela ao Estado para que tome as medidas necessárias para proteger a criança e o seu bem-estar”.

Mas não só. A responsável apela ainda aos “meios de comunicação social para que assegurem sempre o superior interesse da criança, nomeadamente o seu bem-estar físico e mental em todos os canais e programas”.

Beatriz Imperatori recorda que a Unicef já tinha avisado o Reino Unido – país originário do programa – que a “participação da criança em reality shows televisivos pode constituir uma interferência ilícita à privacidade da criança”.

Quem também já criticou o programa exibido pela SIC foi a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças Jovens que considerou mesmo que existe um “elevado risco de o programa violar os direitos das crianças, designadamente o direito à imagem, à reserva da vida privada e à intimidade”.

A Ordem dos Psicólogos também já havia manifestado o seu descontentamento para com a exposição televisiva das crianças, tendo dado, inclusive, um parecer negativo à exibição do programa e tendo, também, já recebido queixas relativamente ao comportamento da psicóloga que apresenta o programa.

Por seu lado, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social já fez saber que está a apreciar queixas sobre a violação dos direitos da criança no novo programa da SIC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório