Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Incendiário reincidente nega ter ateado fogo intencionalmente em Anadia

Um homem de 46 anos reincidente por crimes de incêndio florestal negou hoje, no Tribunal de Aveiro, ter ateado de forma intencional um fogo que consumiu 1.600 metros quadrados de floresta, em Anadia.

Incendiário reincidente nega ter ateado fogo intencionalmente em Anadia
Notícias ao Minuto

12:12 - 15/01/18 por Lusa

País processo

Durante a primeira sessão do julgamento, o arguido admitiu ter parado no local onde deflagrou o incêndio para "fazer necessidades" e fumar um cigarro.

"Acendi um cigarro e atirei o fósforo para o lado. Não reparei se pegou fogo", referiu.

Questionado pelo juiz presidente, o arguido que trabalhava como madeireiro, afirmou ainda que ninguém lhe pediu para atear fogo àquele sítio.

O incêndio ocorreu no dia 3 de julho de 2017, cerca das 22:00, junto à zona industrial do Pinhal do Prior, em Avelãs de Caminho, Anadia.

O indivíduo, que está acusado de um crime de incêndio florestal, foi detido pela Polícia Judiciária poucos dias após a prática dos factos, encontrando-se atualmente em prisão preventiva.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o arguido percorreu de bicicleta uma estrada de terra batida durante cerca de 250 metros e ateou fogo a um amontoado de ervas e folhas secas ali existente, com recurso a fósforos, abandonando o local de seguida.

Alguns minutos depois, vários automobilistas que passavam no IC2 viram as labaredas e o fumo e contactaram a GNR e os Bombeiros.

O incêndio foi combatido por elementos das corporações de Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda e uma equipa de sapadores, num total de 25 operacionais, apoiados por cinco viaturas.

De acordo com o MP, o arguido praticou os factos quando decorria o período de suspensão da pena de quatro anos de prisão a que tinha sido condenado em maio de 2016 por ter ateado dois incêndios florestais no mesmo dia, naquele concelho, que consumiram 250 metros quadrados de mato e eucalipto.

No seu cadastro, constam ainda várias condenações por condução de veículo em estado de embriaguez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório