Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Sismo de 4.9 sentido em Lisboa. Epicentro foi em Arraiolos

Várias testemunhas na região da Grande Lisboa, Évora e Abrantes, relatam que sentiram o abalo. Não há informações de quaisquer vítimas ou danos materiais.

Sismo de 4.9 sentido em Lisboa. Epicentro foi em Arraiolos

Um sismo de 4.9 com epicentro Arraiolos foi sentido na região de Lisboa e em diversos pontos do país, nomeadamente na zona Centro. O sismo ocorreu às 11h51 desta segunda-feira.

"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que no dia 15-01-2018 pelas 11h51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Nordeste de Arraiolos", pode ler-se no comunicado enviado pelo IPMA.

Num comunicado emitido poucos minutos depois, às 12h10 de hoje, o IPMA informou que o sismo foi registado nas estações da rede Sísmica do Continente às 11h51 e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas", afirmou o IPMA, realçando que poderão ser emitidos novos comunicados se a situação o justificar.

Fonte dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos, contactada pelo Notícias ao Minuto, garantiu que o sismo foi bastante sentido no epicentro. 

"Sentimos e bem! E percebemos logo o que era", disse a mesma fonte. Apesar dos muitos testemunhos do sismo, "não houve nenhum" alerta até ao momento em Arraiolos.

Já o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), adiantou à agência Lusa que a entidade recebeu muitos telefonemas de pessoas que dizem ter sentido o sismo.

"Tivemos muitos telefonemas sobretudo dos comandos de Évora, Portalegre e de toda a faixa entre Lisboa e Coimbra. As pessoas sentiram o sismo e procuravam saber se tínhamos esse registo, se o tínhamos identificado. Importante é que não temos até ao momento registo de danos materiais ou pessoais", descreveu o comandante.

Mais de uma hora depois, a ANPC ainda estava a receber telefonemas. "Mas o mais importante é que até ao momento não há registo de danos pessoais ou materiais", disse Pedro Araújo.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais, foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas", acrescentou o IPMA.

Neste caso, explica o instituto, a intensidade IV é considerada Moderada. "Os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem".

Por esse motivo, por prevenção, o Agrupamento de Escolas de Arraiolos (Évora) foi evacuado. José Manuel Pinto, do gabinete de informação da Câmara de Arraiolos, explicou que o plano de segurança do agrupamento escolar "foi acionado" e que "os professores e alunos saíram do edifício".

"Os professores seguiram as regras que estão definidas e levaram os alunos para um ponto de encontro que está estabelecido no plano de segurança", acrescentou.

Também a Guarda Nacional Republicana (GNR) entrou em 'ação'. Recorrendo à rede social Facebook, questionou os seguidores sobre se sentiram o sismo e, indicou "três gestos simples" e que permitem "estar preparado para enfrentar o risco e zelar pela sua segurança".

Porque, sustenta a GNR, "nunca é de mais relembrar algumas medidas de autoproteção" para o durante e depois do sismo.

[Notícia atualizada às 14h14]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório