Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Novo programa da SIC pode "violar direitos das crianças"

Em causa está o programa 'Supernanny' que estreou ontem, domingo.

Novo programa da SIC pode "violar direitos das crianças"
Notícias ao Minuto

11:10 - 15/01/18 por Inês André de Figueiredo

País Supernanny

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) acredita que o episódio de ‘Supernanny’ que foi transmitido ontem na SIC, em dia de estreia, não tem em conta os direitos das crianças.

“Numa primeira análise efetuada ao conteúdo do programa, [a CNPDPCJ] considera existir elevado risco do programa violar os direitos das crianças, designadamente o direito à sua imagem, à reserva da sua vida privada e à sua intimidade. Trata-se de um conteúdo manifestamente contrário ao superior interesse da criança, podendo produzir efeitos nefastos na sua personalidade, imediatos e a prazo”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Os conteúdos pré-anunciados pelo canal de televisão já haviam espoletado “queixas” à comissão, o que levou “a CNPDPCJ [a manifestar] junto da estação de televisão SIC a sua preocupação face a este tipo de formato e conteúdos, solicitando uma intervenção com vista à salvaguarda do superior interesse da criança”.

À Entidade Reguladora da Comunicação Social foi pedida, entretanto, uma análise ao conteúdo do programa e foi encaminhada informação para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), para que haja “avaliação e acompanhamento do caso”.

O Notícias ao Minuto contactou a SIC que está a par da situação e que terá promete uma reação em breve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório