Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Espirrar não é uma emergência". O alerta é do INEM

Em caso de dúvidas sobre o seu bem estar opte por ligar, primeiro, para o SNS24.

"Espirrar não é uma emergência". O alerta é do INEM
Notícias ao Minuto

10:30 - 12/01/18 por Andrea Pinto

País Campanha

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acaba de lançar uma campanha nas redes sociais para lembrar os seus seguidores que nem todos os sinais de indisposição são motivo de alarme.

Lembrando que calafrios ou um espirro não são uma emergência, o INEM salienta que o Número Europeu de Emergência – 112 - deve ser utilizado apenas em caso de emergência.

Assim, e para quando está em dúvida, opte sempre por ligar para o SNS 24, cujo número é o 808 24 24 24. "O SNS24 também trata de si", lê-se na página de Facebook do INEM.

Ciente do surto de gripe que se está a registar um pouco por todo o país,  o INEM aproveita esta mesma campanha para deixar alguns avisos, lembrando que, "no adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca". Nas "crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrointestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Em crianças mais velhas, os sintomas são semelhantes aos do adulto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório