Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

"Portugal está a piorar" o seu desempenho ambiental

O país não atingiu os objetivos estabelecidos pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos e vai ter de gastar mais 10 milhões de euros

"Portugal está a piorar" o seu desempenho ambiental

A Quercus alerta, em comunicado, que Portugal está a piorar o seu desempenho ambiental, ao não ter cumprido os objetivos previstos pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU2020) e que passavam por uma redução 7,6% da produção de resíduos, face aos valores de 2012. Em 2016, conseguiu-se apenas uma redução de 0,98% em relação aos valores de 2012 (4,78 milhões de toneladas).

Este mau desempenho, traduz-se também numa sobrecarga que ronda os 10 milhões de euros adicionais por ano e num aumento de 13 toneladas de emissões de CO2 a nível nacional.

De acordo com a Quercus, a falha na perseguição dos objetivos da PERSU2020 traz ainda outras consequências. Mais 350 mil toneladas por ano de resíduos urbanos a necessitarem de tratamento, equivalentes a 7,24% de défice em relação à meta prevista. E ainda 25 mil viagens extra de camião para o transporte de resíduos urbanos, da recolha até destino final.

O PERSU2020 prevê ainda que em 2020 sejam atingidos 10% de redução da produção de resíduos em peso face aos valores de 2012.

A Quercus considera assim "urgente a adoção de novas medidas" para que se consigam cumprir os objetivos propostos na prevenção e redução de resíduos, apelando à educação ambiental nas escolas, à implementação de serviços de recolha seletiva porta-a-porta e aplicando taxas a produtos embalados e descartáveis.

Um processo semelhante ao que já foi criado para os sacos de plástico e que reduziu significativamente a sua utilização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório