Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

PGR? "Até ter de exercer o meu poder constitucional, o tema não existe"

Marcelo Rebelo de Sousa comentou desta maneira o caso à SIC Notícias.

PGR? "Até ter de exercer o meu poder constitucional, o tema não existe"
Notícias ao Minuto

13:25 - 10/01/18 por Pedro Filipe Pina

País Marcelo

Procuradoria-Geral da República? “Até ao momento em que tiver de exercer o meu poder constitucional, o tema não existe”. Foi desta forma taxativa que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou, em declarações citadas pela SIC, o caso em torno da eventual não renovação de mandato de Joana Marques Vidal na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Recorde-se que o tema surgiu após a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, ter afirmado, em entrevista à TSF, que, na sua análise jurídica, "há um mandato longo e um mandato único" de seis anos da PGR.

É só em outubro que se saberá se Joana Marques Vidal é reconduzida no cargo, depois de o ter assumido em 2012. O tema, porém, foi ontem central no debate quinzenal, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, no Parlamento.

À Direita considera-se que a ministra fragilizou a procuradora-geral da República, que continuará em funções pelo menos nos próximos 10 meses. Da parte do Governo, Costa afirmou ontem no Parlamento que o tema só será discutido e a decisão tomada em outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório