Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Vai conduzir com neve? Siga estes conselhos à risca

Há cuidados a ter desde logo antes de iniciar a viagem.

Vai conduzir com neve? Siga estes conselhos à risca
Notícias ao Minuto

16:33 - 09/01/18 por Notícias Ao Minuto

País GNR

É muito provável que o seu dia tenha começado com chuva, mas também é possível que tenha de conduzir com neve, hoje ou nos próximos dias. Se é esse o caso, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Proteção Civil têm conselhos para si que deve seguir à risca.

Antes de iniciar a viagem: faça a revisão do nível de gasolina, luzes e travões; coloque um líquido anticongelante no radiador; utilize correntes para a neve, se for caso disso; diga a alguém qual o percurso que vai seguir; leve um estojo de primeiros socorros, agasalhos, alimentos, um pano colorido e telemóvel com bateria.

Em viagem conduza a velocidade reduzida, tenha especial cuidado com as zonas mais sombrias da estrada, pois é onde se forma mais gelo.

Se a viatura ficar imobilizada, ligue 112, chame a atenção, se necessário, coloque o pano (ou algo colorido) na antena ou preso à janela, utilize o colete refletor, sinalize o veículo com o sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo) e as luzes avisadoras (4 piscas), e permaneça dentro do veículo.

Abra a fresta de uma janela oposta ao vento e de hora a hora ligue o aquecimento cerca de 10 minutos, mantenha o tubo de escape limpo de neve, e movimente-se. Mexa as pernas, braços e dedos, para ativar a circulação sanguínea, e por fim, mas não menos importante, evite adormecer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório