Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 16º

Edição

Homem detido quando levava filho de Portugal sem autorização da mãe

As autoridades espanholas detiveram naquele país um homem português que levava o seu filho menor de quatro anos para a Holanda sem autorização da mãe, anunciou hoje o Comando Territorial da GNR da Guarda.

Homem detido quando levava filho de Portugal sem autorização da mãe
Notícias ao Minuto

18:54 - 06/01/18 por Lusa

País Santander

Segundo a fonte, o homem foi detido na quinta-feira, por suspeitas do crime de subtração de menor, após ter sido abordado por uma patrulha da Guardia Civil espanhola, na região de Santander.

A GNR adianta, em comunicado, que a sua congénere espanhola prestou auxílio a um cidadão português com uma avaria na viatura, de matrícula portuguesa, e verificou que o mesmo estava "acompanhado de um menor de quatro anos indocumentado, situação que levantou suspeitas".

As autoridades apuraram que o menor "era seu filho e que a viatura teria como destino a Holanda", onde o homem reside.

Após diligências complementares efetuadas pela GNR, foi apurado que existia "uma medida de regulação de poder parental à qual o menor estava sujeito".

"Contactada a mãe do menor, a mesma informou que o seu ex-companheiro não se poderia ausentar de Portugal com o menor sem autorização, estando obrigado ao mútuo acordo entre ambos", refere a nota.

A GNR explica ainda que a criança "deveria ter sido entregue à mãe, no dia 03 de janeiro, o que não veio a acontecer".

A detenção do homem envolveu elementos da GNR, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Guardia Civil espanhola, que atuam no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) instalado em Vilar Formoso, no concelho de Almeida, distrito da Guarda.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório