Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Adoções na IURD: Em comunicado, PGR reage a caso e deixa apelo

A Procuradoria-Geral da República pede a quem tenha informações sobre adoções alegadamente ilegais que contacte as autoridades.

Adoções na IURD: Em comunicado, PGR reage a caso e deixa apelo
Notícias ao Minuto

20:25 - 05/01/18 por Pedro Filipe Pina

País Casos

A Procuradoria-geral da República emitiu ao final desta sexta-feira um comunicado sobre o caso de adoções num lar da IURD, adoções que terão sido feitas de forma alegadamente ilegal. As autoridades pedem a quem tenha novas informações que entre em contacto com as autoridades.

Recorde-se que o caso envolve crianças de nacionalidade portuguesa, que terão sido adotadas por elementos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

O caso foi exposto num trabalho intitulado 'Segredo dos Deuses', da TVI, num trabalho que envolvia documentação e vários testemunhos que apontavam ilegalidades a estes processos de adoção ocorridos na década de 1990.

As crianças em causa seria, levadas para um lar em Lisboa, entrando desta maneira num esquema de adoções ilegais do qual terão beneficiado famílias ligadas à IURD que moravam no Brasil e nos Estados Unidos. Entre as adoções estarão netos de Edir MAcedo, líder da IURD e um dos homens mais ricos do Brasil.

Em comunicado, a PGR recorda que a Procuradora "exerceu funções no Tribunal de Família e de Menores de Lisboa entre 1994 e 2002, tendo, durante parte desse período, assumido a coordenação dos magistrados do Ministério Público".

Explica ainda a PGR que este caso deu origem a um inquérito-crime e a um inquérito previsto no art.º 211º do Estatuto do Ministério Público.

"Este inquérito previsto no art.º 211º do Estatuto do Ministério Público reveste-se de uma natureza própria de uma auditoria e tem por objeto exatamente a atuação funcional do Ministério Público em todas as suas vertentes". Ou seja, para lá do inquérito-crime, há também um inquérito interno do Ministério Público sobre a sua atuação. E, no âmbito deste segundo inquérito, "nada deixará de ser investigado, o que permitirá apurar todos os factos e eventuais responsabilidades dos magistrados", assegura-se.

O mesmo comunicado serve para as autoridades fazerem um pedido a quem possa ter informações sobre o caso. "Apela-se a todos os que tenham conhecimento de factos relacionados com as alegadas adoções ilegais o envio dos mesmos".

Tal pode ser feito por correio para a seguinte morada: Secção de Apoio ao Conselho Superior do Ministério Público, Procuradoria-Geral da República na Rua da Escola Politécnica, n.º 140 1269-269 Lisboa. Ou correio electrónico, para o email correiopgr@pgr.pt., como a referência “Processo 11.261/17”.

A IURD  está representada em diversos países e contará com mais de nove milhões de seguidores. Confrontada com as acusações, a IURD considerou-as "uma campanha difamatória".

Na página que mantém no YouTube a IURD partilhou um vídeo de dois netos de Edir Macedo. Já adultos, estes dois netos serão duas das crianças que terão sido adotadas em processos que a reportagem da TVI apontou como ilegais.

[Notícia atualizada às 20h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório