Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Raríssimas já tem uma nova presidente. É mãe de uma utente

Sónia Margarida Laygue é a nova presidente da Associação Raríssimas, que irá substituir Paula Brito Costa.

Raríssimas já tem uma nova presidente. É mãe de uma utente
Notícias ao Minuto

13:24 - 03/01/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Associação

A Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, conhecida por Raríssimas, tem uma nova presidente que irá substituir Paula Brito Costa. Chama-se Sónia Laygue e é mãe de uma criança de três anos com uma doença rara, sendo utente da associação. 

Perante os cerca de 30 associados reunidos no salão dos Bombeiros Voluntários da Moita, Sónia Laygue apresentou-se como "dedicada de corpo e alma" ao projeto,  declarando que a sua equipa fará tudo o que puder "para salvar esta associação e continuar a dar a estas pessoas a resposta que precisam".

Sónia Margarida Laygue assumiu não ter nenhuma experiência associativa, mas comprometeu-se a usar a experiência que tem na área dos recursos humanos e na participação em projetos internacionais ligados à diversidade e inclusão.

Para vice-presidente foi proposta Mafalda Costa, também mãe de um utente, Rui Pedro Ramos para tesoureiro, atualmente fisioterapeuta na Raríssimas, e para secretário António Veiga, psicólogo na casa dos Marcos.

Na lista estão ainda Fernando Alves, reformado e pai de uma criança com doença rara, e Rosália Santos, que ficará como vogal suplente.

A lista foi aprovada com 22 votos expressos: 18 a favor e quatro abstenções.

A esta Assembleia-Geral compareceram menos de 5% dos 566 associados ativos da Raríssimas.

A Assembleia-Geral elegeu ainda por voto secreto a nova presidente do Conselho Fiscal, Ana Paula Soares, que é diretora de recursos humanos e mãe de um menino com doença rara.

Os novos corpos sociais tomarão posse na próxima sexta-feira às 10h00 na Casa dos Marcos, na Moita.

Recorde-se que a Raríssimas tem estado envolta em polémica após uma reportagem da TVI que colocava em causa a gestão danosa de Paula Brito Costa, que, nessa sequência, viria a demitir-se do cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório