Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

ZERO destaca que aquecedores elétricos e a gás são agora mais eficientes

Em causa está a entrada em vigor de uma nova regulamentação europeia que procura melhorar a eficiência energética.

ZERO destaca que aquecedores elétricos e a gás são agora mais eficientes
Notícias ao Minuto

16:33 - 02/01/18 por Notícias Ao Minuto

País Poupança

Entre as novidades e alterações que entram em vigor no novo ano, a associação ZERO destaca a nova regulamentação europeia relativa aos “requisitos de conceção ecológica para os aquecedores de ambiente local e que abrange os irradiadores elétricos, outros aquecedores elétricos, os aquecedores a gás e ainda o aquecimento do piso através de eletricidade”.

Num comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, a ZERO realça que a Comissão Europeia pretende com esta nova regulamentação aumentar a eficiência energética dos aquecedores.

A associação refere algumas das características dos novos aquecedores. “Uma gestão de funcionamento mais eficiente à custa de um controlo eletrónico e mais sofisticado da temperatura do quarto ou sala, podendo ter incorporado um temporizador diário e semanal, um controlo remoto, um detetor de janela aberta ou ainda a capacidade de ligar e desligar com compatibilidade para redes sem fios”, adianta a ZERO.

Com a entrada em vigor destas novas regras, os aquecedores “terão de atingir uma gama mínima de eficiência de aquecimento (de 31% a 74%), dependendo do tipo de equipamento, para estarem presentes no mercado da União Europeia. Também estão previstas limitações nas emissões de óxido de azoto (Nox)”.

Os resultados da entrada em vigor desta nova regulamentação terão um impacto significativo a nível ambiental. Até 2020 podem representar “uma redução de 6,7 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano e de 600 toneladas de emissões poluentes de óxidos de azoto, o que equivale a retirar 250 mil carros a gasóleo”.

A ZERO avisa os consumidores que neste período de transição ainda estarão à venda equipamentos antigos, pelo que convém estar atento às características dos diferentes equipamentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório