Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Ferro Rodrigues não substitui temporariamente Marcelo durante operação

Marcelo Rebelo de Sousa não vai ser substituído temporariamente pelo presidente da Assembleia da República durante a operação ao chefe do Estado, disse à Lusa fonte do gabinete de Ferro Rodrigues.

Ferro Rodrigues não substitui temporariamente Marcelo durante operação
Notícias ao Minuto

15:46 - 28/12/17 por Lusa

País Estado

"Considera o presidente da Assembleia da República que não existe essa situação [impedimento temporário], esperando que nunca exista", segundo fonte do gabinete de Eduardo Ferro Rodrigues, que é a segunda figura na hierarquia do Estado Português, a seguir ao Presidente.

O presidente da Assembleia falou hoje de manhã pelo telefone com Marcelo Rebelo de Sousa.

O artigo 132.º da Constituição Portuguesa, recorda Ferro Rodrigues, não define claramente qual o tempo em o Presidente tem de estar impedido para ser substituído temporariamente.

O número 1 do artigo 132.º estipula que "durante o impedimento temporário do Presidente da República, bem como durante a vagatura do cargo até tomar posse o novo Presidente eleito, assumirá as funções o Presidente da Assembleia da República ou, no impedimento deste, o seu substituto".

Na sua nota, o presidente do parlamento "deseja muito rápidas melhoras do senhor Presidente da República".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está hoje à tarde a ser operado pela equipa do médico Eduardo Barroso a uma hérnia umbilical no hospital Curry Cabral, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Presidência.

A única vez em que o Presidente da República foi substituído temporariamente aconteceu há 21 anos, quando, em julho de 1996, Jorge Sampaio foi operado ao coração, a um prolapso da válvula mitral.

Jorge Sampaio pediu ao Tribunal Constitucional que o considerasse temporariamente impedido e foi substituído pelo então presidente da Assembleia, António de Almeida Santos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório