Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

ASAE apreende garrafas de vinho falsificadas no valor de 10 mil euros

No total, foram apreendidas 16 garrafas falsificadas de Barca Velha e duas de Pêra Manca. ASAE recomenda que consumidores peçam a respetiva fatura de aquisição.

ASAE apreende garrafas de vinho falsificadas no valor de 10 mil euros
Notícias ao Minuto

11:33 - 23/12/17 por Notícias Ao Minuto

País Comunicado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu várias garrafas de vinho de Barca Velha e Pêra Manca falsificadas. Foram já identificados vários suspeitos, entre vendedores e fornecedores.

Em comunicado, a ASAE afirma que várias destas garrafas de vinho premium falsificadas encontram-se em comércio e circulação no mercado nacional, em locais como leilões online, ofertas diretas online ou garrafeiras, nomeadamente em Lisboa e Leiria.

Entre as garrafas falsificadas, encontram-se várias Barca Velha dos anos de 2000 e 2004, cujo valor médio de venda no mercado ronda os 600 euros, bem como colheitas mais antigas, de 1981 e 1985, com valor médio na casa dos 400 euros a unidade.

Nesta operação da ASAE, foram apreendidas 16 garrafas de Barca Velha e duas de Pêra Manca. No total, diz a associação, estas garrafas poderiam valer 10 mil euros no mercado de vinhos.

Devido ao preço e à procura crescente destes vinhos, a ASAE alerta para a importância de os consumidores serem prudentes no momento da compra. “A ASAE adverte que, pelo valor unitário destes produtos e pelo aumento da sua exposição às falsificações, face à procura crescente, os consumidores devem reduzir os riscos nas suas compras, solicitando, por exemplo, a consulta da respetiva fatura de aquisição (para averiguar a sua proveniência) e aumentando a precaução nas compras online”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório