Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

CDU quer que Porto tenha descontos nos transportes iguais aos de Lisboa

A CDU quer que a Câmara do Porto reclame, junto do Governo, o "desconto de 60% nos passes" para idosos e o transporte gratuito para crianças até aos 12 anos, como em Lisboa.

CDU quer que Porto tenha descontos nos transportes iguais aos de Lisboa
Notícias ao Minuto

17:09 - 20/12/17 por Lusa

País Oposição

A recomendação, a que a Lusa teve hoje acesso, vai ser apresentada pela vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, na reunião camarária de quinta-feira, para que o executivo delibere no sentido de "expressar o seu desacordo relativamente à decisão do Governo de aumentar em 2018 o preço dos transportes públicos em 2%".

No documento, a vereadora nota que o Governo "decidiu introduzir o desconto de 60% no passe para maiores de 65 na cidade do Lisboa, assim como alargar a gratuitidade dos transportes para as crianças até aos 12 anos na Carris e no Metropolitano de Lisboa".

"Estes descontos foram decretados pelo Governo, são praticados em empresas tuteladas pelo Governo, como o Metropolitano de Lisboa e CP, e são suportados pelo Orçamento do Estado no que a estas empresas diz respeito. Esta é, naturalmente, uma decisão positiva, mas limitada à cidade de Lisboa", observa a vereadora da CDU.

Ilda Figueiredo refere que, "no grande Porto, as crianças entre os 4 e os 12 anos e as pessoas com mais de 65 anos beneficiam apenas de um desconto de 25%".

"Os dados sobre os rendimentos médios e as deficiências da oferta de transportes existente, confirmam que o grande Porto carece de tarifários de transportes públicos mais justos", sustenta.

A vereadora alerta que "o preço dos transportes públicos vai voltar a subir acima da inflação, algo que acontece pelo segundo ano consecutivo".

"Este aumento nas tarifas é superior em 0,6 pontos percentuais à previsão do Governo para a inflação no ano que vem, que corresponde a 1,4%", destaca a CDU no documento.

Para a vereadora Ilda Figueiredo, "os preços atuais já são demasiado elevados e em grande medida desmobilizadores do uso dos transportes públicos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório