Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Pena máxima para seis arguidos acusados de matar empresário de Braga

Seis dos arguidos acusados de matar um empresário de Braga foram condenados a 25 anos de prisão, avança a RTP.

Pena máxima para seis arguidos acusados de matar empresário de Braga
Notícias ao Minuto

16:29 - 20/12/17 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Crime

Seis arguidos acusados de matar um empresário de Braga e de dissolver o corpo em 500 litros de ácido sulfúrico, em 2016, foram condenados à pena máxima prevista pelo sistema jurídico português: 25 anos de prisão. A sessão de julgamento decorreu no Tribunal São João Novo, no Porto. 

Um sétimo arguido foi condenado a uma pena de multa, apenas por posse ilegal de armas.

Os restantes dois arguidos, com envolvimento menos gravoso no caso, foram condenados a penas suspensas: de um ano e dez meses, num caso, e de cinco anos, noutro.

Recorde-se que, em novembro,  o procurador do Ministério Público (MP) pediu a pena máxima para os sete membros que mataram o empresário João Paulo Fernandes. A acusação considerou o crime como "violento e cruel" e de "elevadíssima ilicitude".

Na altura, o procurador disse que os suspeitos planearam a morte com "muitos meses de antecedência", o que revela "a sua personalidade desviante".

De acordo com a acusação do MP, aqueles sete homens "organizaram-se entre si, criando uma estrutura humana e logística com o propósito de sequestrar um empresário de Braga, de o matar e de fazer desaparecer o seu cadáver".

Com isso, pretendiam "impedir de reverter um estratagema" mediante o qual o património dos pais da vítima fora passado para uma sociedade controlada por dois dos arguidos, refere a acusação.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório