Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PGR abre inquérito a atuação do MP no caso das adoções da IURD

Processo encontra-se "em segredo de justiça", informa ainda a Procuradoria-Geral da República.

PGR abre inquérito a atuação do MP no caso das adoções da IURD
Notícias ao Minuto

17:50 - 19/12/17 por Andrea Pinto com Lusa

País Investigação

A Procuradoria Geral da República (PGR) informa, esta terça-feira, que mandou abrir um inquérito para investigar a atuação do Ministério Público (MP) no caso das adoções do lar da IURD.

"Na sequência de notícias vindas a público de que crianças acolhidas num lar da Igreja Universal do Reino de Deus terão sido irregularmente encaminhadas para adoção, a Procuradoria-Geral da República informa [que] foi instaurado um inquérito-crime para investigar os factos ocorridos e o enquadramento jurídico-criminal dos mesmos", dá conta esta entidade em comunicado enviado às redações.

Acresce, ainda, que o processo é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DCIAP) de Lisboa e "encontra-se em segredo de justiça".

No âmbito desta investigação, a PGR considera que a "atuação funcional do Ministério Público (...) não pode deixar de ser objeto de análise", motivo pelo qual "determinou a abertura de um inquérito com vista a averiguar a eventual existência de procedimentos incorretos ou irregulares".

A PGR recorda ainda que, na semana passada, já tinha instaurado um "inquérito-crime" ao caso das adoções relacionadas com a IURD "para investigar os factos ocorridos e o enquadramento jurídico-criminal dos mesmos".

A TVI tem vindo a exibir uma série de reportagens denominada 'O Segredo dos Deuses', na qual noticia que a IURD esteve alegadamente relacionada com o rapto e tráfico de crianças nascidas em Portugal.

Os supostos crimes teriam acontecido na década de 1990, com crianças levadas para um lar em Lisboa, que teria alimentado um esquema de adoções ilegais em benefício de famílias ligadas à IURD que moravam no Brasil e nos Estados Unidos.

Segundo informações avançadas pela TVI, a IURD,  igreja evangélica foi fundada no final da década de 1970, tem atualmente nove milhões de fiéis, espalhados por 182 países, 320 bispos e cerca de 14 mil pastores, sendo liderada pelo bispo Edir Macedo, considerado um os homens mais ricos do Brasil.

Confrontada com estas acusações, a IURD considera-as fruto de "uma campanha difamatória e mentirosa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório