Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia, na UE e não só"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje perante o seu homólogo ucraniano, Petro Poroshenko, que "Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia", na União Europeia (UE) e não só.

"Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia, na UE e não só"
Notícias ao Minuto

12:38 - 18/12/17 por Lusa

País Marcelo

Numa declaração na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa, após ter recebido o Presidente da Ucrânia, o chefe de Estado português prestou "uma homenagem muito especial e sentida, de gratidão" aos ucranianos residentes em Portugal, elogiando a sua integração e referindo que "são já a terceira comunidade" estrangeira.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que essa comunidade tem sido "um fator muito importante" para o dinamismo do relacionamento bilateral que, no seu entender, tem evoluído "de forma estável e positiva" em vários domínios, "como os acordos que serão celebrados esta tarde o vão demonstrar".

Com Petro Poroshenko ao seu lado, o Presidente da República discursou cerca de cinco minutos, em português, e começou por salientar que "Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer a Ucrânia, em 1992" e que os dois países celebraram no início deste ano 25 anos de relações diplomáticas.

"Quero também sublinhar que Portugal tem apoiado de forma constante a Ucrânia, não só no seio da UE, da NATO, da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) e de outras organizações internacionais, mas também bilateralmente", afirmou.

O chefe de Estado português disse ter discutido no encontro de hoje com Poroshenko "o aprofundamento das relações bilaterais, nomeadamente económicas, e também das relações entre a Ucrânia e a UE", os desafios que se colocam nesse plano e "as reformas que se impõem".

O Presidente da Ucrânia realiza hoje uma visita oficial a Portugal, com reuniões institucionais ao mais alto nível, e pelas 10:30 foi recebido com honras militares no Palácio de Belém, onde ficou até perto das 12:00.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu a Ucrânia como "um país do Leste europeu com importância estratégica numa região de enorme potencial" e Portugal como "um país na extremidade ocidental da Europa, que se orgulha de conhecer o valor da diversidade, da tolerância e da abertura ao mundo".

Portugal "defende um projeto europeu assente nos valores da democracia, da justiça, da equidade, garantindo a paz e o desenvolvimento económico e social", prosseguiu.

Na homenagem que prestou aos ucranianos residentes em Portugal, o Presidente da República agradeceu o contributo que dão para "o progresso económico e cultural" de Portugal, "sem esquecerem as suas raízes, a sua cultura e os seus costumes" e enalteceu a sua "notável capacidade de integração, incluindo linguística".

"Formam um elo fraterno entre os nossos dois países", acrescentou.

Em termos bilaterais, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a Ucrânia partilha os êxitos de Portugal - "assim foi quanto aos êxitos em matéria económica e financeira, e no sucesso reconhecido a Portugal na UE, nos mercados financeiros e no mundo" - e as tristezas, como os incêndios deste ano.

"Tive oportunidade de agradecer ao senhor Presidente as sentidas mensagens de solidariedade que tão prontamente nos enviou", mencionou.

O chefe de Estado português mostrou-se convicto de que as "relações de amizade" entre Portugal e Ucrânia "continuarão a crescer, assentes no interesse comum de uma cooperação reforçada no plano bilateral, como no espaço europeu".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório