Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Fundão vai dar apoio aos bombeiros e respetivos filhos menores

A Câmara Municipal do Fundão vai atribuir um conjunto de apoios aos bombeiros que integram a corporação fundanense, regalias que abrangem as secções locais e os soldados da paz no quadro de honra, bem como os filhos menores dos beneficiários.

Fundão vai dar apoio aos bombeiros e respetivos filhos menores
Notícias ao Minuto

18:04 - 15/12/17 por Lusa

País Câmara Municipal

O documento resulta de uma proposta do executivo municipal, liderado pelo social-democrata Paulo Fernandes, e já tinha sido colocado em discussão pública antes mesmo dos fogos deste verão, que vieram reafirmar a necessidade de "valorizar e reconhecer" o papel dos bombeiros no combate aos incêndios e no apoio, proteção e salvaguarda de populações e bens.

"São medidas muito positivas que poderão entusiasmar os cerca de 40 bombeiros que atualmente frequentam a escolinha de bombeiros e sobretudo valorizar muito o que é o papel do bombeiro no concelho do Fundão", referiu o vice-presidente da autarquia, Miguel Gavinhos, na reunião em que o regulamento foi aprovado por unanimidade, incluindo alterações propostas na fase de análise pública.

Entre os apoios previstos estão a isenção do pagamento de taxas administrativas municipais e a redução em 50% no acesso às iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas por este município do distrito de Castelo Branco.

Junta-se-lhes ainda a atribuição de duas bolsas de estudos para bombeiros estudantes, bem como a equiparação ao escalão B no âmbito da ação social escolar de responsabilidade municipal, nomeadamente na atribuição de auxílios económicos para a aquisição de manuais escolares durante a escolaridade obrigatória.

Os apoios englobam ainda a equiparação aos beneficiários do cartão social municipal, com reduções de 50% na tarifa da água e na utilização da piscina municipal.

Está ainda previsto que o agregado familiar do bombeiro tenha acesso a apoio jurídico e administrativo em processos de caráter social, decorrentes de uma situação de morte, sendo que os bombeiros mantêm o direito a um seguro de acidentes pessoais, que é assegurado pelo município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório