Meteorologia

  • 20 JULHO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Temperaturas baixas e vento forte levam Proteção Civil a emitir a aviso

Face às previsões meteorológicos de descida acentuada da temperatura, Proteção Civil reforça conselhos à população.

Temperaturas baixas e vento forte levam Proteção Civil a emitir a aviso
Notícias ao Minuto

17:49 - 15/12/17 por Melissa Lopes

País ANPC

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população alertando para a descida da temperatura e o vento intenso para as próximas 48 horas, “fatores meteorológicos que irão acentuar o desconforto térmico”. 

Durante a noite de hoje para amanhã (sexta-feira para sábado) prevê-se a diminuição da temperatura mínima para valores situados entre -2 e 2ºC nas regiões do interior norte e centro.

No que diz respeito ao vento, este vai soprar do quadrante norte moderado (até 35 km/h) na faixa costeira e forte (até 40 km/h) nas terras altas do centro e sul. É esperada também a formação de gelo ou geada nas regiões do interior norte e centro.

Durante a noite de sábado para domingo, prevê-se a diminuição da temperatura mínima para valores situados entre -4 e 2ºC nas regiões do interior norte e centro e de 1 a 3ºC nas regiões do litoral norte e centro e do interior sul. O vento vai soprar do quadrante leste moderado (até 30 km/h) no Algarve e nas terras altas (ainda até meio da manhã de domingo) e é esperada formação de geada nas regiões do interior (repetindo-se o mesmo na noite de segunda-feira para terça-feira).

Face à situação meteorológica, a Proteção Civil aponta como expectáveis: intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações aquecidas com recurso a lareiras e braseiras; incêndios em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias elétricas e circuitos elétricos; e formação de gelo em troços úmbrios de estradas .

Nesse sentido, a ANPC tem para a população os seguintes conselhos:

  • Evitar a exposição prolongada ao frio e a mudanças de temperatura bruscas;
  • Usar várias camadas de roupa folgada e adaptada à temperatura ambiente; proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes;
  • Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar o consumo de bebidas alcoólicas; tomar especial atenção aos equipamentos de combustão (braseiras e lareiras), os quais podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono;
  • Assegurar a adequada ventilação das habitações; evitar o uso de dispositivos de aquecimento antes de dormir, cuidando de os desligar da corrente antes de deitar;
  • Adotar uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada onde seja suscetível a formação de gelo.
  • Dedicar especial atenção aos grupos da população mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e as pessoas portadoras de patologias crónicas, bem como os sem-abrigo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.