Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Costa passa sábado e domingo nas regiões devastadas em junho e outubro

O primeiro-ministro vai passar os dias de sábado e domingo nas zonas atingidas pelos incêndios de junho e de outubro, pernoitando na região Centro e procedendo à entrega de casas reconstruídas e de equipamentos para bombeiros sapadores florestais.

Costa passa sábado e domingo nas regiões devastadas em junho e outubro
Notícias ao Minuto

17:26 - 15/12/17 por Lusa

País Primeiro-ministro

Ao longo dos dois dias de permanência de António Costa na região Centro do país, outros membros do Governo estarão presentes nas iniciativas, casos dos ministros Adjunto, Pedro Siza Vieira, do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, da Agricultura, Capoulas Santos, e dos secretários de Estado Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e das Florestas, Miguel Freitas.

No sábado, de acordo com dados do executivo, o primeiro-ministro começa o programa pelas 10:45, numa empresa de exploração de madeiras do município de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, numa ação em que se pretende salientar o empenhamento na recuperação da atividade económica destes concelhos atingidos pelos fogos de junho e de outubro, que, no seu conjunto, fizeram mais de uma centena de mortes.

Na Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, o líder do executivo reúne-se com a Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, seguindo ao início da tarde para Castanheira de Pera, também no distrito de Leiria, onde visita duas habitações em reconstrução em Sarzedas de São Pedro.

Em Pedrógão Grande, igualmente no distrito de Leiria, visita habitações totalmente reconstruídas em Várzeas, Nodeirinho e Vale de Nogueira, onde procederá à entrega de chaves.

Segundo dados do Governo, no concelho de Pedrógão Grande estão concluídas 56 intervenções em habitações e 48 encontram-se em execução, enquanto em Castanheira de Pera há 35 obras concluídas e 13 em execução.

De acordo com os mesmos dados relativos aos incêndios de 17 de junho passado, em Figueiró dos Vinhos há 16 intervenções terminadas, estando oito em execução, enquanto na Sertã (distrito de Castelo Branco) há três intervenções.

"Com a entrega de casas completamente construídas cumpre-se a promessa de que muitas das famílias já iam passar o Natal em casa", defende uma fonte do executivo.

Quanto aos incêndios de 15 de outubro, segundo os dados do Governo, foram afetadas 1483 habitações em 36 concelhos, estando em curso processos de reabilitação em 697 casas e de reconstrução de 786.

O primeiro-ministro termina o programa de sábado nos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, numa iniciativa denominada "Pampilhosa Inspira Natal e Solidariedade", pernoitando depois, nesta zona com o objetivo de dar "um sinal de incentivo ao turismo" em regiões do pinhal interior do país.

No domingo, o primeiro-ministro começa o dia pelas 11:00, na Lousã, distrito de Coimbra, com uma entrega de material a equipas de sapadores florestais.

Nesta cerimónia, António Costa entrega "44 viaturas devidamente equipadas e financiadas pelo Fundo Florestal Permanente".

"Ainda este ano, em agosto, o Governo procedeu à entrega de 20 novas viaturas, devidamente equipadas com material de primeira intervenção e cem conjuntos de equipamento de proteção individual", completou fonte do executivo socialista.

No domingo, o primeiro-ministro estará ainda em Tábua (distrito de Coimbra), onde visitará habitações em reconstrução e, na parte da tarde, em Tondela e Santa Comba Dão (estes dois concelhos do distrito de Viseu).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório