Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Comichão (também) coloca praias do Algarve em alerta

As reacções alérgicas, das quais fazem parte a comichão, já chegaram às praias algarvias, existindo quase 10 queixosos destes efeitos. A situação nos areais do Centro é mais grave, com cerca de 170 casos, conta a edição desta sexta-feira do semanário Sol.

Comichão (também) coloca praias do Algarve em alerta
Notícias ao Minuto

07:42 - 19/07/13 por Notícias Ao Minuto

País Alergias

Já existem banhistas com reacções alérgicas nas praias do Sul, mas em número muito inferior ao número de casos registados nas praias do Centro, cuja situação eclodiu na quarta-feira, escreve hoje o Sol.

Em Faro, mais precisamente na Ilha do Farol, registaram-se oito casos de pessoas com este tipo de efeitos secundários, sem que as autoridades daquela região considerem exisitir “necessidade de emitir, para já, qualquer alerta”, declarou ao Sol o comandante da capitania de Faro, Malaquias Domingues. Mas as autoridades marítimas estão “muito atentas”, assegurou.

Nas praias do Centro, o caso muda de figura. Isto porque já foram detectadas cerca de 170 pessoas com comichão e outras reacções alérgicas, essencialmente na praia de Carcavelos, onde se iniciou o alastramento, e na qual se verificaram 50 casos.

Contudo, a origem destes efeitos ainda é desconhecida, visto que nas primeiras análises às águas “não foram encontradas concentrações de microalgas suficientes” que pudessem provocar estas reacções alérgicas, explicou ao Sol o delegado regional de saúde de Lisboa António Távora.

Já de acordo com o Diário de Notícias de hoje, as alforrecas e as medusas são a principal causa das alergias.

A especialista em microbiologia Ana Barbosa admitiu àquele jornal que esta seria uma forte hipótese sendo que “se forem muito pequenas, são difíceis de observar”, acrescentando que é “normal que alguns banhistas sofram o efeito e outros não”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório