Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

'Poiares Trail' espera 1.200 atletas para ajudar na reflorestação

Cerca de 1.200 atletas são esperados na quinta edição do 'Poiares Trail', no município de Vila Nova de Poiares, iniciativa que pretende ajudar à reflorestação deste concelho afetado pelos incêndios de 15 de outubro.

'Poiares Trail' espera 1.200 atletas para ajudar na reflorestação
Notícias ao Minuto

17:43 - 13/12/17 por Lusa

País Incêndios

O evento, agendado para 10 e 11 de fevereiro, é constituído por três provas: corridas de montanha 35 e 17 quilómetros e uma caminhada de 12 quilómetros, além de uma atividade para crianças dos 8 aos 16 anos e umas jornadas técnicas sobre "trail".

"Tendo em conta os incêndios que nos afetaram, tivemos de traçar um novo percurso dentro da área florestal verde que nos resta", disse à agência Lusa o diretor técnico da prova, Marco Rodrigues, da Associação Recreativa de São Miguel (Vila Nova de Poiares).

As provas têm início e chegada no centro de Vila Nova de Poiares, sendo que as duas maiores, de 35 e 17 quilómetros, contam para o campeonato nacional e distrital de 'trail running', respetivamente.

Estas duas distâncias estão também certificadas internacionalmente, pelo que permitem a obtenção de pontos para os atletas participaram em provas internacionais, entre elas o Monte Branco, a montanha mais alta dos Alpes e da União Europeia.

"Nas quatro edições anteriores, aumentámos sempre o número de participantes, mas não queremos exceder os 1.200 para conseguirmos manter a qualidade, que é o nosso foco", sublinhou o diretor técnico da prova.

O 'Poiares Trail' assume novamente um caráter solidário e cada participante pode subscrever o dorsal solidário por mais 60 cêntimos, que se destina a adquirir uma árvore para plantação.

A organização também vai adquirir uma árvore por cada participante.

Segundo Marco Rodrigues, as árvores adquiridas vão ser oferecidas à Junta de São Miguel de Poiares, que será responsável pela sua plantação naquela freguesia, uma das mais afetadas pelos incêndios de 15 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório