Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Juiz português eleito presidente de Movimento Europeu de Magistrados

O juiz português Filipe César Marques foi eleito, em Cracóvia (Polónia), presidente do Movimento Europeu de Magistrados para a Democracia e Liberdade (Medel), divulgou hoje a Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP).

Juiz português eleito presidente de Movimento Europeu de Magistrados
Notícias ao Minuto

12:17 - 11/12/17 por Lusa

País ASJP

O Medel congrega 21 associações de juízes e procuradores de 15 Estados europeus, num total de aproximadamente 15 mil magistrados.

Foi fundada em 1985 e dela fazem parte, por Portugal, a ASJP e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP).

Filipe Marques assume a presidência do Medel, Maria Rosaria Guglielmi (Itália) a vice-presidência, tendo sido nomeada Secretária-geral Iulia Craiu (Roménia).

Entretanto, o juiz português José Igreja Matos, membro da ASJP, preside, desde 2016, à Associação Europeia de Juízes (AEJ), que é composta por associações de juízes de 43 países da Europa, integrando praticamente todo o judiciário europeu.

A AEJ é um membro regional da União Internacional de Magistrados, que foi fundada em 1953, em Salzburgo, e conta atualmente com 87 associações de juízes dos cinco continentes, incluindo, no mundo lusófono, as do Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório