Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Mais de 2.700 ocorrências no continente devido à tempestade Ana

Desde as 00:00 de domingo foram registadas 2.710 ocorrências relacionadas com a tempestade Ana, a maior parte (1.720) quedas de árvores, mas também inundações e quedas de estruturas, disse hoje a Proteção Civil à agência Lusa.

Mais de 2.700 ocorrências no continente devido à tempestade Ana
Notícias ao Minuto

06:16 - 11/12/17 por Lusa

País Proteção Civil

Paulo Santos, oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil, disse à Lusa que desde 00:00 de domingo até às 02:55 de hoje os distritos mais afetados eram o Porto (423 ocorrências), Lisboa (278), Braga (271), Aveiro (269), Viseu (255) e Coimbra (232).

O oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil precisou que nos números relativos a Lisboa não estão contabilizadas as ocorrências registadas na cidade.

Fonte do Regimento de Sapadores de Lisboa disse à Lusa que desde o início da madrugada de hoje até às 03:13 foram registadas "84 ocorrências, incluindo muitas quedas de árvores e quedas de placas e de estruturas, e algumas inundações no espaço público e privado", mas indicou que àquela hora não era ainda possível identificar o número exato relacionado com a tempestade Ana.

Entre as 00:00 e as 03:00 de hoje não foram registados incidentes graves, adiantou Paulo Santos, indicando que algumas ocorrências provocaram feridos ligeiros, mas que alguns deles nem sequer receberam tratamento hospitalar.

Fonte da GNR disse à Lusa pelas 04:00 que o trânsito "estava condicionado em 27 estradas", entre estradas nacionais, municipais e arruamentos, devido a desmoronamentos, quedas de árvores, inundações e queda de neve. As estradas cortadas situavam-se sobretudo nas zonas Norte e Centro.

O mais recente corte de estradas foi efetuado pelas 01:20, devido a um desmoronamento num arruamento em Reguengos de Monsaraz, indicou.

Àquela hora mantinham-se os quatro cortes de trânsito na Estrada Nacional (EN) 338 e um na EN 339, ambas na Serra da Estrela, devido à queda de neve.

A Polícia Marítima disse à Lusa não ter registado nenhum incidente grave durante a madrugada de hoje até às 04:00.

"O IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] tinha previsto que a partir das 03:00 a tempestade começasse a perder intensidade e a dissipar-se, e isso verificou-se. Neste momento, está a atingir mais o Alentejo e Algarve", disse Paulo Santos.

A queda de uma árvore provocou uma vítima mortal, uma mulher de 45 anos, em Marco de Canavezes, no domingo.

Mais de 9.300 operacionais da Proteção Civil, incluindo bombeiros, elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e Guarda Nacional Republicana (GNR), estão destacados desde o início de domingo por causa do mau tempo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório