Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mau tempo: Proteção Civil desaconselha viagens para distritos afetados

Mau tempo já desencadeou mais de 360 ocorrências em todo o país, ainda numa "fase inicial" da tempestade Ana.

Mau tempo: Proteção Civil desaconselha viagens para distritos afetados
Notícias ao Minuto

19:07 - 10/12/17 por Anabela de Sousa Dantas

País ANPC

Começam a sentir-se as primeiras consequências da tempestade Ana, para a qual o IPMA lançou um aviso vermelho com incidência entre o final da tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira. A Autoridade Nacional de Proteção Civil esclarece ao Notícias ao Minuto que até ao momento, e "numa fase inicial", já foram registadas mais de 360 ocorrências.

Entre as principais ocorrências estão quedas de árvores - como a que aconteceu esta tarde em Marco de Canaveses e que fez uma vítima mortal -, pequenas inundações e aluimentos e quedas de estruturas, devido à "precipitação localizada muito intensa que se faz sentir".

Confrontados com os telefonemas de vários cidadãos, a Proteção Civil recomenda que "não se façam viagens para os distritos afetados". "Desaconselhamos todas as viagens não essenciais para os distritos" incluídos no aviso vermelho, avisa a autoridade.

A Proteção Civil destaca que os distritos mais afetados, até ao momento, são Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real, sendo o distrito de Braga aquele onde se tem registado o maior número de ocorrências.

A autoridade sublinha, ainda, que o período mais crítico terá início às 20h00. É esperado vento muito forte, com rajadas superiores a 130 quilómetros/hora nas terras altas. O aviso vermelho, recorde-se, é aplicável aos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, está válido entre as 19h59 de hoje e a 1h59 de segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório