Meteorologia

  • 17 DEZEMBRO 2017
Tempo
MIN 6º MÁX 7º

Edição

'Somos Douro' marca 16.º aniversário do Douro Património Mundial

O lançamento da iniciativa 'Somos Douro', que visa mobilizar os jovens durienses para a dinamização da região, marca o 16.º aniversário do Douro Património Mundial da UNESCO que se assinala no dia 14, em Vila Real.

'Somos Douro' marca 16.º aniversário do Douro Património Mundial
Notícias ao Minuto

11:44 - 07/12/17 por Lusa

País Iniciativa

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e gestor do Alto Douro Vinhateiro (ADV), Freire de Sousa, afirmou hoje à agência Lusa que a sessão evocativa dos 16 anos do Património Mundial vai ter "dois momentos marcantes".

Segundo o responsável, nesse dia vai ser apresentada a iniciativa "Somos Douro", que tem a curadoria da jornalista Anabela Mota Ribeiro.

"Trata-se de uma agenda de índole cultural e artística que terá como momento alto um fórum que mobilize, capacite e coloque em contacto jovens empreendedores do Alto Douro Vinhateiro que estejam a fazer carreira por cá e no estrangeiro, explicou Freire de Sousa.

Esta ideia, acrescentou, surgiu "de um importante repto que foi lançado no ano passado por Miguel Cadilhe, mentor da candidatura do Alto Douro Vinhateiro à UNESCO, e que a CCDR-N não podia deixar passar em vão".

"Temos muito presente a responsabilidade que nos é cometida de gerir uma paisagem Património Mundial e estamos cientes que o caminho passa por envolver jovens empreendedores para, juntos, dinamizarmos este território vivo", frisou.

Por outro lado, segundo Freire de Sousa, a CCDR-N "está motivada em dar corpo" ao Prémio Arquitetura do Douro, que conta com 10 anos e cinco edições.

Nesse sentido, no dia 14 de dezembro, vai ser apresentada a publicação "10 Anos Prémio Arquitetura do Douro", pela presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, Cláudia Costa Santos.

Segundo a CCDR-N, trata-se de um portfólio de fotografias das obras que venceram as cinco edições do galardão, bem como das menções honrosas.

"Numa paisagem com os atributos do ADV, os projetos de arquitetura ganham uma importância maior e, por isso, pretendemos reforçar o elã em volta deste tema. Esta iniciativa desmistifica questões relacionadas com eventuais constrangimentos em dar vida a paisagens protegidas e reforça o conceito de estarmos presentes num território evolutivo e vivo", salientou.

Foi a 14 de dezembro de 2001 que o ADV foi inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva.

A sessão evocativa do Douro Património Mundial está a ser organizada pela CCDR-N, através da Missão Douro, em parceria com a Câmara de Vila Real, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

O ADV corresponde à área mais representativa e melhor conservada da Região Demarcada do Douro (RDD), que é a mais antiga região vitícola demarcada e regulamentada do mundo, com delimitações desde 1756.

A área classificada compreende 24.600 hectares, cerca de um décimo do total da RDD, tendo a sua zona tampão uma área de 225.400 hectares, e abrange 13 municípios.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório