Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Programa de Alimentação Saudável melhorou indicadores de saúde

O Programa da Alimentação Saudável da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) permitiu melhorar vários indicadores de saúde nos 76 municípios abrangidos, disse hoje à agência Lusa a coordenadora regional.

Programa de Alimentação Saudável melhorou indicadores de saúde
Notícias ao Minuto

19:45 - 06/12/17 por Lusa

País ARSC

ramos das piores regiões em termos de indicadores de saúde relacionados com excesso de sal, gorduras e açúcares e com este programa melhorámos bastante, o que quer dizer que estamos no bom caminho", salientou Ilídia Duarte.

Segundo a coordenadora regional do programa, o projeto "minorsal.saúde", em vigor há 10 anos, tem contribuído para a diminuição da ingestão de sal e para uma alimentação mais equilibrada, através das iniciativas "pão.com", que envolve 1.002 padarias, e "sopa.come", que abrange 1.277 unidades de confeção alimentar.

Mais de 71% das padarias envolvidas reduziu os valores de sal para igual ou inferior a um grama por 100 gramas de pão e 44,8% conseguiu mesmo baixar para igual ou menos de 0,8 grama por 100 gramas de pão.

"Em 10 anos deste projeto realizámos 8.351 análises e envolvemos 2.000 profissionais de panificação", sublinhou Ilídia Duarte.

Na iniciativa "sopa.come", mais dirigido para a população estudantil, o programa regional abrange 1.047 escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e 130 mil crianças e 70 mil pessoas do corpo docente e não docente.

O Programa Regional da Alimentação Saudável inclui ainda os projetos "vending.saude", que visa melhorar a oferta alimentar das máquinas de venda automática e "tãodoce.não", cujo objetivo é promover a diminuição do consumo de açúcares de absorção rápida na população da região Centro, nomeadamente intervindo nas indústrias de pastelaria e similares.

Para facilitar a implementação destes projetos junto dos cidadãos, a ARSC tem estado a assinar protocolos de colaboração com os municípios, de modo a "facilitar a implementação de estratégias de intervenção comunitária, nomeadamente nos consumos alimentares de sal, açúcar, gorduras, fibras alimentares, água e prática de atividade física".

Na tarde hoje, mais sete municípios da região assinaram protocolos de colaboração e, segundo Ilídia Duarte, dentro em breve outros seis vão também aderir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório