Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal precisa de reforçar a qualidade das competências digitais

Portugal precisa de ter "mais competências digitais e reforçar a qualidade dessas competências", defendeu hoje, em Coimbra, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Portugal precisa de reforçar a qualidade das competências digitais
Notícias ao Minuto

19:28 - 06/12/17 por Lusa

País Ministro

A passagem de 60% para 90% da população portuguesa que usa diariamente a internet, a duplicação do número de pequenas e médias empresas com especialistas em competências digitais ou o aumento em quatro vezes a despesa privada em Investigação e Desenvolvimento (I&D) são alguns dos objetivos que o país assume até 2030, referiu Manuel Heitor, considerando que para tal ser alcançado é necessário "um esforço coletivo".

O ministro falava na sessão de encerramento da primeira Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, promovida pelo Governo no âmbito da Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030 (Portugal INCoDe.2030), que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra.

O próprio evento demonstrou que há uma mobilização em torno das competências digitais, com a presença de escolas, institutos de formação, centros de investigação e empresas, que, "para além da Administração Pública, mostram que esse esforço está patente", sublinhou o ministro.

"Há uma energia clara de mobilização e agora temos de continuar", frisou Manuel Heitor, considerando que a missão é mobilizar todo o país para se ter "mais atenção a transformar Portugal numa sociedade europeia, que certamente é uma sociedade com mais competências digitais".

O desafio, realçou, "é complexo", mas "vale a pena".

Manuel Heitor destacou ainda que "o eixo da inclusão é tão importante como o eixo da investigação", sendo necessário levar as competências digitais também às salas de aulas, aos centros de emprego ou até a "ambientes informais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório