Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Em sete meses, a Polícia Marítima salvou 989 migrantes na Grécia

A equipa da Polícia Marítima está em missão desde 1 de maio.

Em sete meses, a Polícia Marítima salvou 989 migrantes na Grécia
Notícias ao Minuto

14:39 - 06/12/17 por Filipa Matias Pereira

País Refugiados

A equipa da Polícia Marítima, em missão na ilha grega de Lesbos desde 1 de maio, “já detetou e retirou a salvo das águas do Mar Egeu 989 migrantes de diferentes nacionalidades”, refere o comunicado enviado à redação.

Os refugiados tentam, “neste fluxo migratório irregular e arriscado por via marítima”, entrar na Europa numa travessia entre a Costa da Turquia e da Grécia, em frágeis botes de borracha.

Neste período, a polícia marítima já realizou 193 ações de patrulha no mar, num total de 1301 horas. Para tal dispõe de uma viatura de vigilância costeira da Polícia Marítima que está equipada com radar e câmaras de vigilância de imagem infravermelhos e térmica.

Recorde-se que a Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à guarda-costeira grega, "com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia".

Prevê-se o prolongamento desta missão até ao dia 31 de janeiro de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório