Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Chefe do Exército nomeia comandantes

O Exército nomeou o major-general Tiago Vasconcelos para a Inspeção-Geral e promoveu a tenentes-generais Cóias Ferreira e Fonseca e Sousa, que serão na terça-feira empossados respetivamente no comando da Logística e no comando do Pessoal, foi hoje anunciado.

Chefe do Exército nomeia comandantes
Notícias ao Minuto

16:55 - 04/12/17 por Lusa

País Nomeação

Em comunicado, o Exército anunciou que a posse dos dois tenentes-generais, promovidos àquele posto hoje, decorrerá terça-feira.

Quanto a Tiago Vasconcelos, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, resolveu nomeá-lo para Inspetor-Geral do Exército, dando a sequência a um parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República, homologado no passado dia 24 pelo ministério da Defesa Nacional.

Segundo o porta-voz do Exército, Vicente Pereira, o parecer foi no sentido de o general dever passar à reserva, não podendo ser promovido.

Assim, o cargo de Inspetor-Geral do Exército será ocupado por um major-general na reserva, mas em efetividade de funções, uma situação que está prevista no Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR).

O caso do major-general Tiago Vasconcelos chegou à PGR a pedido do Exército, no início de junho, devido a dúvidas legais sobre a possibilidade de o promover. Segundo noticiou o DN, a passagem à reserva deste general estava suspensa há quase um ano.

Este caso terá envolvido alegadas falsificações de ordens de serviço no Estado-Maior General das Forças Armadas, onde estava colocado, e que estão a ser investigadas judicialmente, como noticiou o Expresso em fevereiro passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório