Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Cargo de ministro das Finanças é mais importante do que o do Eurogrupo"

Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se feliz com a possibilidade de Mário Centeno tornar-se o novo presidente do Eurogrupo, mas alerta que o ministro não pode esquecer o “seu compromisso perante os portugueses”.

"Cargo de ministro das Finanças é mais importante do que o do Eurogrupo"
Notícias ao Minuto

20:47 - 30/11/17 por Notícias Ao Minuto

País Presidente República

No dia em que apresentou a sua candidatura, Mário Centeno já é apontado como uma das opções mais fortes para suceder a Jeroen Dijsselbloem na presidência do Eurogrupo. Para Marcelo Rebelo de Sousa, “os sinais são claramente positivos” e são um reflexo da “cotação do ministro, do Governo e do país”.

No entanto, o Presidente lembrou, em declarações aos jornalistas que Mário Centeno ainda não foi eleito e que o seu principal dever é para com os portugueses. “O cargo de ministro das Finanças é mais importante do que o do Eurogrupo. É essencial que continue a garantir um percurso que é indubitavelmente positivo e todos reconhecem isso, mas que é preciso garantir até ao final da legislatura”.

Marcelo reforçou também que Mário Centeno não pode esquecer o “seu compromisso perante os portugueses”.

O fundamental é que garanta o caminho e a gestão das finanças portuguesas, que mereceu o apoio e o aplauso da Europa. Se for possível juntar a isso a defesa na Europa do que é fundamental para a Europa e para Portugal, melhor”, disse o Presidente, que admitiu que inicialmente não acreditava no sucesso de uma eventual candidatura de Centeno.

“Quando começou o processo não acreditei que tivesse o sucesso que pode vir a ter”, admitiu Marcelo, que depois destacou a importância de uma eventual escolha de Centeno “quando há dois anos olhavam para Portugal com a maior das desconfianças em relação ao tempo que o Governo iria durar e quanto à possibilidade de ter sucesso em termos financeiros”.

A eleição do presidente do Eurogrupo acontece já na próxima segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório