Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Chocolate deste calendário contém substâncias "potencialmente perigosas"

A DECO avisa que o "chocolate do calendário do advento do El Corte Inglés contém substâncias potencialmente perigosas" e anuncia que a situação será denunciada à ASAE. Entretanto, a marca espanhola já anunciou que o produto vai ser retirado das suas lojas.

Chocolate deste calendário contém substâncias "potencialmente perigosas"
Notícias ao Minuto

18:01 - 30/11/17 por Ana Lemos

País Alerta

A menos de um mês do Natal, são vários os calendários do advento à venda nos supermercados de todo o país. Mas a DECO emitiu, esta quinta-feira, um alerta tendo por base um estudo realizado no início de novembro pelas "congéneres Test-Achats (Bélgica), Altroconsumo (Itália) e OCU (Espanha)".

"Cada país analisou cinco marcas à venda nos respetivos mercados nacionais, num total de 20 produtos. Em Portugal, comprámos as cinco marcas de calendários do advento disponíveis na altura nas principais cadeias de supermercado da região de Lisboa: El Corte InglésFavorina (Lidl), FerbarJacquot e Pingo Doce. O objetivo do estudo foi determinar a presença de hidrocarbonetos de óleos minerais (MOSH e MOAH), substâncias consideradas potencialmente perigosas para a saúde, no chocolate desses calendários", explica a Deco.

E chegou a uma conclusão: "o calendário do advento El Corte Inglés contém hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais (MOAH)".

Por isso, e como medida de precaução, "não aconselhamos o consumo deste chocolate. Além disso, encontrámos pequenas quantidades de hidrocarbonetos saturados de óleos minerais (MOSH) em todas as marcas".

"Vamos denunciar a situação à ASAE", garante a Associação de Defesa do Consumidor.

No seguimento desta denúncia, o El Corte Inglés informou a DECO de que decidiu retirar o produto das suas lojas. "Uma iniciativa e resposta célere por parte do El Corte Inglés, que tranquiliza os consumidores e que a DECO aplaude", pode ler-se em comunicado enviado às redações.

Consulte aqui mais informações sobre este estudo.

[Notícia atualizada às 21h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório