Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

1.º de Dezembro: A "data mais importante", por permitir todas as outras

Celebra-se esta sexta-feira o feriado nacional do 1.º de Dezembro, a Restauração da Independência de Portugal. O presidente da Sociedade Histórica da Independência Nacional fala na “data mais importante entre as efemérides portuguesas”.

1.º de Dezembro: A "data mais importante", por permitir todas as outras
Notícias ao Minuto

08:00 - 01/12/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Efeméride

O feriado do 1.º de Dezembro, que celebra a Restauração da Independência de Portugal, é uma data simbólica no calendário nacional desde 1640. Em 1910, a monarquia deu lugar à República e todos os feriados foram interrompidos, menos este, que é celebrado desde então, excetuando entre 2013 e 2016.

“O 1.º de Dezembro de 1640 marcou a Restauração de Portugal. É, na minha opinião, a data mais importante entre as efemérides portuguesas porque, se não houvesse 1.º de Dezembro, Portugal seria a 18.ª região autónoma do Reino de Espanha”, opina José Alarcão Troni, presidente da Sociedade Histórica da Independência Nacional.

Em conversa telefónica com o Notícias ao Minuto, José Alarcão Troni sublinhou que sem o 1.º de Dezembro, a “agenda de feriados seria definida por Madrid, cabendo apenas a Lisboa a definição do seu feriado autonómico”. Assim sendo, explica, “o 1.º de Dezembro é o que permite todos os outros”.

Este feriado particular tem-se mantido desde a monarquia, passando os primeiros anos de República, o Estado Novo e o 25 de Abril, tendo estado suspenso apenas durante três anos - foi um dos quatro feriados suprimidos a partir de 2013 pelo Governo PSD/CDS-PP, que foram repostos em 2016 pelo Governo socialista de António Costa (1.º de Dezembro, 5 de Outubro, Corpo de Deus e 1 de Novembro).

“Foi em boa hora reposto, logo no início desta legislatura, pelo primeiro-ministro António Costa com o envolvimento da Assembleia da República, quando foram repostos os quatro feriados nacionais”, acrescentou o antigo secretário de Estado da Educação e do Ensino Superior.

Numa altura em que a independência se torna num tema central, precisamente entre as regiões espanholas, o presidente da Sociedade Histórica frisou a importância desta data, “celebrada com toda a dignidade desde novembro de 1886”. “Há mais de um século que, com toda a dignidade, os órgãos de soberania e o povo português homenageiam a memória dos Restauradores e dos heróis da guerra da Aclamação”, terminou.

Ao longo do dia, esta sexta-feira, o feriado será marcado por várias iniciativas, uma das quais presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Pode consultar os horários das cerimónias comemorativas, abaixo:

  • 9h30 – Hastear das bandeiras no Palácio da Independência
  • 10h00 - Homenagem aos heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação na Praça dos Restauradores, presidida do Presidente da República
  • 12h00 – Missa solene de Ação de Graças na Igreja de São Domingos
  • 15h00 – Desfile de bandas de todo o país na Praça dos Restauradores
  • 17h00 – Conferência da Comissão Central do 1.º de Dezembro e da Sociedade Histórica no salão nobre do Palácio da Independência
  • 17h30 – Assinatura do livro de honra no salão nobre do Palácio da Independência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório