Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Saman Ali, o yazidi em greve de fome, já tem o estatuto de refugiado

Saman Ali é o único yazidi que ficou a residir em Portugal.

Saman Ali, o yazidi em greve de fome, já tem o estatuto de refugiado
Notícias ao Minuto

13:15 - 30/11/17 por Melissa Lopes

País Migrações

O iraquiano Saman Ali, que estava há três dias em greve de fome, já conseguiu o estatuto de refugiado, confirmou a RTP junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Refere também a estação pública que o advogado que representa Saman disse ter recebido a notificação ontem ao final do dia.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras garantiu ainda à RTP que o processo seguiu os trâmites normais e que não sofreu alterações ao calendário previsto.

Saman, de 34 anos, esteve durante um ano na Grécia, antes de chegar a Portugal, à cidade de Guimarães. Começou uma greve de fome no passado dia 27 por ter visto a sua autorização de residência provisória caducar, no dia 15 do corrente mês. Por esse motivo, ficou ilegal no país e, para reivindicar os seus direitos, decidiu começar uma greve de fome, partilhando, em declarações ao Notícias ao Minuto, que estava disposto a morrer caso o estatuto de refugiado não lhe fosse reconhecido.

Também ao Notícias ao Minuto, fonte do MAI já havia garantido que a autorização de residência já tinha sido renovada. 

Dois meses depois de chegar a Portugal, já os restantes yazidis tinham abandonado o país rumo a outros destinos na Europa, Saman Ali escreveu uma carta aberta ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pedindo para que o seu processo de asilo fosse acelerado. "Quero muito contribuir e continuar com os meus estudos, que me permitirão trabalhar, uma vez que com este estatuto de asilo, tal não me é permitido", fazia sobressair, então.

O iraquiano recorreu, nestes últimos dias, às redes sociais para denunciar a situação. Chegou, inclusive, a ser assistido no Hospital de Guimarães, no segundo dia de greve de fome, dia 28. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório