Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Fim de semana está aí. O que pode ver à borla em Lisboa e no Porto?

É hora de marcar na agenda os eventos culturais gratuitos deste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. O que pode ver à borla em Lisboa e no Porto?
Notícias ao Minuto

08:00 - 01/12/17 por Fábio Nunes

País Agenda Cultural

Com a chegada de dezembro aumenta o espírito natalício e começam os mercados e os concertos de Natal que já são tradições deste mês. 

Por isso, apresentamos-lhe algumas sugestões natalícias na Agenda Cultural desta semana para a Grande Lisboa e para o Grande Porto.

Em Lisboa, o Rossio Christmas Market é um dos mercados que mais se destaca com várias bancas de artesanato e muitas guloseimas à venda. 

Já no Grande Porto, o destaque vai para a Praça de Natal em Gaia, que promete animar os dias mais frios. Os mais pequenos - e não só - vão poder divertir-se na roda gigante, na pista de gelo ou escorregar na rampa de gelo.

Se gosta de banda desenhada, recomendamos uma vista ao Flea Market Alcântara. Um mercado de rua de BD que vai aproximar mais os super-heróis de si. 

Conheça melhor as nossas sugestões para estes dias 1, 2 e 3 de dezembro.

Grande Lisboa

Flea Market Alcântara

Fãs de banda desenhada, é já esta sexta-feira que tem lugar a primeira edição do Flea Market Alcântara. A organização deste mercado de rua de BD está a cargo da Gateway City Comics e os interessados podem comprar neste mercado comics, manga, jogos e figuras que estejam relacionadas com o universo dos super-heróis. Pode saber mais sobre este evento aqui

Mercados de Natal

O Natal está à porta e em dezembro as ruas enchem-se de decorações e iluminações natalícias. Como é habitual neste período, são vários os mercados de Natal que se instalam na Grande Lisboa. Um dos mais conhecidos é o Rossio Christmas Market, na Praça D. Pedro IV. Arranca esta sexta-feira e vai durar até dia 26 de dezembro. Uma boa oportunidade para provar alguma das iguarias e doces que são vendidos neste espaço ou fazer alguma compra de Natal, pois são várias as bancas de artesanato. Já em Cascais, o mercado de Natal começa este domingo e vai decorrer até dia 17 de dezembro. Pode consultar o programa deste mercado aqui.

Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas

A 6.ª edição do Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas vai passar pela Avenida da Liberdade esta sexta-feira. Cerca de 1.700 músicos de 34 bandas filarmónicas vão encher uma das principais avenidas da capital de música. O desfile vai começar às 15h00 junto à estátua dos Combatentes da Grande Guerra.

Natal em Lisboa

O Natal também é sinónimo de concertos. Dezembro vai ser assim um mês marcado por diversos concertos em igrejas, mas também noutros locais de culto de Lisboa como o Centro Ismaili ou o Templo Radha Krishna e no Teatro São Luiz ou até no aeroporto Humberto Delgado. O primeiro concerto é do Coro Gospel Collective. Este ciclo de concertos vai decorrer até ao dia 17 de dezembro.

Coro Gospel Collective

Onde - Igreja Nossa Senhora de Fátima, Avenida de Berna

Quando - 2 de dezembro, 21h30

Os Músicos do Tejo

Onde - Igreja de Santos-o-Velho, Rua de Santos-O-Velho

Quando - 3 de dezembro, 16h

Fernando Pessoas e os seus Heterónimos

O Quase Café vai organizar a 10ª Sessão de Poesia de Fernado Pessoas e os seus Heterónimos. Possibilidade para declamar os poemas de um dos mais notáveis autores portugueses. A sessão vai decorrer entre as 15h e as 17h.

A Gulbenkian e o Cinema Português

Ensaio e Ficção é o tema do programa A Gulbenkian e o Cinema Português que vai decorrer nos dois primeiros fins de semana de dezembro. Este sábado não perca a projeção das obras de Raquel Schefer e de Rita Macedo. De Raquel Schefer vão ser exibidas as curtas 'Avó' e 'Nshajo'. Já de Rita Macedo poderá ver 'Não-filme em três atos e um prelúdio', 'Implausible Things' e 'This Particular Nowhere'. A entrada é gratuita mediante o levantamento do bilhete no próprio dia. 

Grande Porto

Pink Market

Organizado pelo Pink Movemente, o Pink Market é uma exposição e venda de arte, criatividade, vintage e antiguidades. Neste evento não faltarão atividades, DJs e aulas de dança. Começa esta sexta-feira e mantém-se no edifício Transparente até ao dia 10. 

Exposição Encontros (In)Comuns 

O District vai exibir durante todo o mês de dezembro uma exposição fotográfica das artistas Marta Carvalho e Maria Ventura. 'Encontros (In)Comuns' junta os dois mundos destas artistas e pretende transmitir através da fotografia detalhes (in)comuns da arquitectura. Pode saber mais sobre esta exposição aqui

IV Encontro de Coros Infantis

É um dos eventos que marca a agenda natalícia na Maia. A 4ª edição do Encontro de Coros Infantis tem lugar esta sexta-feira. Uma oportunidade para ouvir vozes infantis e ficar a conhecer os agrupamentos corais que vão participar este ano. Pode saber mais aqui.

Dominguinhos

Os mais novos têm sempre Dominguinhos no Mar Shopping. Arte, ciência e muito mais em animadas sessões de descoberta para eles. Este domingo não é exceção. Conheça o programa clicando aqui.

Praça de Natal

O espírito natalício também se vai começar a sentir no Grande Porto. A Praça de Natal em Gaia promete reunir milhares de miúdos e graúdos. Com várias diversões, como uma roda gigante e uma pista de gelo, e atuações ao vivo vale a pena a visita. Começa esta sexta-feira e vai durar até ao dia 7 de janeiro. Pode saber mais aqui.

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. 'The portuguese prison photo' é a novidade, estará patente entre 9 de setembro e 3 de dezembro.

Quando Largo Amor de Perdição
Onde De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda-feira

Bom fim de semana e boas descobertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório