Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Vem aí um novo bairro em Lisboa. Pelo menos 70 milhões já investidos

Pelo menos 70 milhões de euros foram investidos até agora na construção de dois lotes (um já pronto) de um total de 12 no empreendimento Braço de Prata, em Lisboa, informou o promotor, falando num novo bairro da cidade.

Vem aí um novo bairro em Lisboa. Pelo menos 70 milhões já investidos
Notícias ao Minuto

09:58 - 28/11/17 por Lusa

País Empreendimento

"Nesta fase, tendo em atenção só o lote oito, que é o que está construído, e o lote sete, que é o que estamos a iniciar a construção, estamos a falar num investimento de cerca de 70 milhões de euros", disse hoje à agência Lusa o presidente executivo da sociedade que está a gerir este projeto imobiliário, Norfin.

João Brion Sanches acrescentou que, contabilizando as "infraestruturas que já estão feitas, vai ser muito mais do que isto", sem precisar valores.

Em causa está a urbanização dos Jardins Braço de Prata nos terrenos da antiga fábrica de material de guerra em Marvila, projeto agora denominado Empreendimento Prata.

A construção arrancou em dezembro de 2010, 12 anos depois de o projeto ter sido apresentado, visando retomar o processo de regeneração urbana iniciado com a Expo 98, mas o processo foi interrompido.

Na altura, previa-se um investimento privado de 220 milhões de euros.

Ressalvando que a Norfin só começou a gerir o projeto no final de 2013 em nome do Fundo de Investimento Imobiliário Fechado - Lisfundo (suportado por verbas do Novo Banco e da Caixa Geral de Depósitos), João Brion Sanches aludiu a "problemas vários, nomeadamente licenciamentos" para indicar que a construção só foi retomada no final de 2016.

Desde aí, têm vindo a ser feitas obras em infraestruturas como saneamento, eletricidade, estradas, arruamentos, passeios, sinalização, iluminação, arborização e estacionamento público, precisou.

"Isto está tudo em execução, praticamente acabado, e vai ser acabado até ao final deste ano, princípio do ano que vem", indicou o responsável, referindo que também nessa data estará concluído o primeiro lote.

Neste primeiro prédio, existem 28 apartamentos de T2 a T5+1, dos quais 20 já foram vendidos, segundo João Brion Sanches.

"Temos praticamente o primeiro prédio vendido. Para um empreendimento que é a renovação de uma zona da cidade, consideramos que é um sucesso total em termos de comercialização", observou.

Ao todo, o Empreendimento Prata inclui 499 apartamentos de T1 a T6 duplex com preços que variam entre os 400 mil euros e os dois milhões de euros.

A área total é de 240 mil metros quadrados, 100 mil dos quais dizem respeito à zona habitacional, 19 mil metros quadrados à comercial e sete mil metros quadrados à de escritórios e serviços.

"Na prática, estamos a falar de um bairro, não estamos a falar de um empreendimento. Claro que é um empreendimento, [...] mas é um novo bairro na zona oriental da cidade" por conter equipamentos e serviços, vincou João Brion Sanches.

Quanto a prazos, o responsável estimou mais 10 anos de obra, prevendo a conclusão em 2027, mas assinalou que isso depende do plano de negócios, que pode ser acelerado para um período entre cinco a sete anos.

O prédio que está em construção, correspondente ao lote sete, deverá estar pronto em 2019, ano em que se avançará com um outro edifício e assim sucessivamente.

A estimativa da Norfin é que, depois de o empreendimento estar concluído, estejam a trabalhar e a viver naquela zona de Lisboa cerca de 2.500 pessoas.

O projeto, da autoria do ateliê de arquitetura Renzo Piano, é hoje apresentado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório