Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Lisboa foi eleita Capital Europeia do Desporto 2021

Lisboa foi eleita Capital Europeia do Desporto 2021, revelou hoje à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Duarte Cordeiro, na sequência do anúncio feito pela European Capitals and Cities of Sport Federation (ACES Europe).

Lisboa foi eleita Capital Europeia do Desporto 2021
Notícias ao Minuto

00:05 - 26/11/17 por Lusa

País Oficial

Contactado pela agência Lusa, o também vereador do Desporto da CML, indicou que o anúncio foi feito no final de um jantar, em Lisboa, com a comunidade desportiva de Lisboa e o comité do ACES Europe, que realizou uma visita técnica à capital para avaliar as condições do evento.

"Não foi uma surpresa. Achámos sempre que Lisboa venceria", disse o vice-presidente da CML, indicando que a capital portuguesa competia com Haia, na Holanda, onde o comité tinha estado anteriormente.

Esta semana, o comité de avaliação 'European Capitals and Cities of Sport Federation' visitou Lisboa e o presidente daquele organismo, Gian Lupattelli, deu uma conferência de imprensa em conjunto com Duarte Cordeiro, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Sobre a escolha, Duarte Cordeiro considerou-a "o culminar de todo um percurso que tem sido seguido de maneira a aumentar de forma significativa a atividade desportiva".

"É um prémio para Lisboa e também é uma responsabilidade", acrescentou.

O responsável tinha anunciado na sexta-feira que o município de Lisboa vai investir 26 milhões de euros em equipamentos desportivos até 2021, já a pensar na vitória desta candidatura.

"Temos todo um investimento preparado até 2021, que estimamos em 26 milhões de euros", disse, na sexta-feira, o vereador, especificando que o investimento se destina a "equipamentos, seja na beneficiação ou requalificação".

Falando em números, o vice-presidente da autarquia elencou na altura que "223 mil pessoas praticam regularmente atividade física desportiva nas instalações da cidade" e que a Câmara apoiou 89 clubes em 2015, valor que aumentou para 118 clubes no ano seguinte.

"Entre 2012 e 2017, a Câmara Municipal de Lisboa apoiou os clubes da cidade em 4,2 milhões de euros", acrescentou.

Na sua opinião, Lisboa "é uma referência a nível europeu para acolher grandes eventos internacionais", uma vez que a cidade recebeu entre 2012 e 2016 "309 grandes eventos desportivos".

Nos anos 2014 e 2015, isto representou um impacte "direto de 20 milhões de euros e um impacte indireto de 100 milhões de euros", segundo um estudo universitário encomendado pelo município, que o vice-presidente citou.

O vice-presidente e o secretário de Estado deixaram ainda uma palavra de apreço ao trabalho desenvolvido pelo anterior vereador do Desporto, Jorge Máximo, que liderou a maior parte do processo da candidatura, que teve início em meados de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório