Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente lamenta "precoce desaparecimento" do ator João Ricardo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje o "precoce desaparecimento" do ator João Ricardo, que morreu na quinta-feira em Lisboa, aos 53 anos.

Presidente lamenta "precoce desaparecimento" do ator João Ricardo
Notícias ao Minuto

12:35 - 24/11/17 por Lusa

País Óbito

"Tanta companhia nos fez em inúmeros papéis e mais recentemente na televisão", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa numa curta mensagem na página oficial da Presidência da República.

João Ricardo, conhecido pelo trabalho em televisão, teatro e cinema, nasceu em 27 de maio de 1964, em Lisboa. Morreu na quinta-feira no Hospital de Santa Maria, em consequência de um tumor cerebral, e desconhece-se ainda quando se realiza o funeral.

Em diversas entrevistas, o ator confessou que teve uma vida difícil, do tempo em que viveu na rua e sustentava-se a fazer mímica na Rua Augusta, em Lisboa.

A carreira como ator iniciou-se em 1989, com uma participação na série de televisão 'Caixa Alta', exibida na RTP.

Ainda na estação pública, o ator participou em 'O quadro roubado', 'Nós os ricos', 'Lelé e Zequinha' e 'Cruzamentos'. Em 2003, teve a primeira participação fora da RTP, numa telenovela da TVI, intitulada 'Coração Malandro'.

Continuou a participar em diversas séries nos três canais de televisão até 2010, ano em que assinou um contrato de exclusividade com a SIC e protagonizou uma das telenovelas com mais sucesso da estação, "Laços de Sangue", onde interpretou Armando Coutinho, a sua personagem mais famosa.

No cinema fez parte dos elencos dos filmes 'A passagem da noite' (2003), de Luís Filipe Rocha, 'A costa dos murmúrios' (2004), de Margarida Cardoso, 'Os meus espelhos' (2005), de Rui Simões, e ainda 'Corrupção' (2007), de Alexandre Valente, 'A corte do Norte' (2008) e 'Filme do Desassossego' (2010), de João Botelho.

No teatro, João Ricardo teve uma colaboração regular com o Teatroesfera e com o Teatro Nacional D. Maria II, onde encenou 'Sonho de uma noite de verão' (2004) e 'A ilha encantada' (2005), de William Shakespeare. Foi também diretor artístico do Teatro de Carnide.

Fez também teatro radiofónico e editou em 2013 o livro para a infância "Queres namorar comigo?", em 2013.

"Espelho d'Água, atualmente a ser transmitida pela SIC, foi a última novela em que participou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório