Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estes poluentes ambientais podem danificar o embrião

Esta é a conclusão de um estudo realizado recentemente sobre a possível contaminação ambiental nos laboratórios de fertilização 'in vitro'.

Estes poluentes ambientais podem danificar o embrião
Notícias ao Minuto

10:48 - 23/11/17 por Filipa Matias Pereira

País Estudo

Um estudo realizado recentemente mostra que a contaminação ambiental nos laboratórios de fertilização in vitro podem incidir negativamente sobre os embriões.

Esta investigação, levada a cabo pelos laboratórios IVI, até ao momento ainda não tinha sido realizada em humanos, mas sim noutros mamíferos e, de acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, “serve como ponto de partida para fixar as concentrações máximas e garantir a ótima qualidade dos embriões durante os tratamentos de procriação medicamente assistida”.

O foco do estudo esteve direcionado para duas substâncias contaminantes, nomeadamente o benzeno (que se pode encontrar no fumo do tabaco, emissões industriais e de automóveis, etc.) e o limoneno – presente nos detergentes, perfumes, desodorizantes, cremes, maquilhagem, entre outros.

As conclusões do estudo apontam para o efeito negativo destas substâncias nos embriões. De salientar que o limoneno tem maior incidência no desenvolvimento embrionário. Já o benzeno, “pode conduzir a alterações genéticas no embrião e provocar anomalias que se irão traduzir em falhas de implantação e abortos”, refere o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório