Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo demonstra “gratidão” a presidente de Cabo Verde

O Presidente da República participou hoje numa cerimónia de boas-vindas ao presidente da Republica de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, no quadro da Visita de Estado que realiza a Portugal.

Marcelo demonstra “gratidão” a presidente de Cabo Verde
Notícias ao Minuto

18:41 - 22/11/17 por Andrea Pinto com Lusa

País Visita Oficial

Marcelo Rebelo de Sousa recebe em Portugal o presidente de Cabo Verde, José Carlos Fonseca, considerando tratar-se da visita “dos nossos irmãos”. 

Num discurso protagonizado no Palácio de Belém, o chefe de Estado salientou que Cabo Verde se trata “de uma comunidade antiga já entrosada na sociedade portuguesa e que tem contribuído para o nosso desenvolvimento”.

Por tudo isto, Marcelo referiu que quer demonstrar a sua “gratidão” por este relacionamento que considera ser “multicultural e bilateral”.

O chefe de Estado português referiu-se ainda há presença de muitos estudantes cabo-verdianos nas escolas e universidades portuguesas, naquele que é "um intercâmbio permanente", e mostrou-se “sensível para tudo o que possa ser feito para responder às preocupações”.

Portugal e Cabo Verde preparam projeto de mobilidade inter-estados para a CPLP

Portugal e Cabo Verde vão apresentar em breve à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) um projeto para a mobilidade inter-estados e estão a estudar uma parceria "especialíssima" para a livre circulação de pessoas, revelou hoje o Presidente cabo-verdiano.

Jorge Carlos Fonseca fez o anúncio desta iniciativa dos dois países, a apresentar à CPLP, ao lado do homólogo português, Marcelo Rebelo do Sousa, por quem foi recebido ao fim da tarde no Palácio de Belém.

A audiência com Marcelo foi o primeiro ato oficial da visita de Estado que o Presidente de Cabo Verde iniciou hoje a Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório