Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 13º

Edição

Seca está a afetar produção de energia hídrica. Consumo de carvão dispara

A ausência de chuva já se está a fazer sentir no que ao consumo de energia diz respeito.

Seca está a afetar produção de energia hídrica. Consumo de carvão dispara

O consumo de eletricidade em Portugal, a partir de fontes renováveis, sofreu, este ano, uma quebra de quase 30%. Enquanto no ano passado este consumo representava 57% do total de energia elétrica consumida, esta ano o valor cifra-se nos 40%.

A seca levou a que a produção de energia de origem hídrica sofresse um revés na ordem dos 58%, uma redução que preocupa a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, uma vez que é sinónimo, em contrapartida, do aumento do uso de combustíveis fósseis para a produção de energia.

Nesta senda, o consumo de eletricidade gerada a partir do carvão subiu 22%, enquanto que a energia consumida através do gás natural subiu 66% quando comparado com o ano passado.

O facto de a seca obrigar ao uso de combustíveis fósseis levou a que os preços da energia no mercado grossista subissem 43%, passando de 35,7euros/MWh em 2016 para 51,1 euros/ MWh no período compreendido entre janeiro e novembro.

Preocupante do ponto de vista ambiental é também o facto de “mais de 50% do gás natural para produção elétrica seja importado via marítima, o que aumenta mais a pegada de emissões deste combustível”, sublinha a Quercus.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório