Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

“Não é só Lisboa que tem capacidade para acolher estes investimentos”

Rui Moreira mostrou-se satisfeito com a decisão do Porto receber a sede do Infarmed, mas rejeitou a ideia de que tal seja uma compensação pelo facto de a Invicta não ter sido escolhida para acolher a EMA.

“Não é só Lisboa que tem capacidade para acolher estes investimentos”
Notícias ao Minuto

18:37 - 21/11/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreia, mostrou-se agradado com a decisão do Ministério da Saúde de mudar a sede do Infarmed de Lisboa para o Porto.

"Queria agradecer ao Governo por tomar esta decisão e dar nota de que nós, quando não estamos satisfeitos com modelos centralistas, também estamos satisfeitos e agradecemos quando se tomam medidas desta natureza", declarou Rui Moreira.

O edil sublinhou que a candidatura do Porto para receber a sede da Agência Europeia do Medicamento provou as capacidades da Invicta para ser sede deste tipo de entidades de prestígio nacional e internacional.

O Porto detém condições para acolher investimentos desta natureza. Isso já tinha ficado comprovado ontem (segunda-feira)”, começou por dizer Rui Moreira, que não considera que esta decisão do Ministério da Saúde seja uma compensação pela perda da EMA.

Não acho que seja uma compensação. O Porto provou que não é só Lisboa que tem capacidade para acolher este tipo de investimentos”, destacou o presidente da Câmara do Porto.

A importância para o Porto de receber a sede do Infarmed é clara para Rui Moreira. “É importante para o ecossistema, para tudo o que rodeia a cidade do Porto, porque vai criar emprego, pela necessidade de deslocalização de serviços” em Portugal.

O Porto tinha apresentado três locais que poderiam receber a EMA e os jornalistas perguntaram a Rui Moreira se já tinha sido escolhido um para ser sede do Infarmed. O edil respondeu, mas antes aproveitou para fazer um esclarecimento ainda no rescaldo da decisão sobre a EMA.

Ao contrário de notícias mentirosas que saíram hoje na comunicação social – voluntariamente mentirosas – as três localizações estavam perfeitamente dentro das condições previstas no caderno de encargos da EMA. Portanto qualquer delas pode servir. Mas agora também não sabemos quais são as necessidades do Infarmed”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório