Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Dans le Rôle: Uma exposição para quebrar o estigma da doença mental

Abre hoje a exposição Dans le Rôle, que pretende mesclar a arte profissional com a arte de utentes do atelier ExperimentAR.TE da Casa de Saúde do Telhal, do Instituto S. João de Deus. A inauguração terá lugar às 18h00, no Museu São João de Deus, em Sintra.

Notícias ao Minuto

06:30 - 21/11/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Sintra

O estigma em torno da saúde mental continua, de uma forma geral, a ser a barreira invisível que mais tolhe a capacidade de integração destes utentes na sociedade. Num mar de incompreensão, a arte pode mesmo ser o veículo mais eficaz e ambivalente, funcionando tanto ao nível da necessidade de expressão pessoal como da valorização por parte da sociedade.

É com estes ideais em mente que a Casa de Saúde do Telhal, do Instituto S. João de Deus, juntamente com a associação P28, transformam o projeto ExperimentAR.TE numa exposição aberta ao público.

A exposição Dans le Rôle, que é inaugurada esta terça-feira, compreende as produções plásticas de artistas profissionais e de doentes de saúde mental da Casa de Saúde do Telhal, num projeto que conta com curadoria de Sandro Resende, da associação P28, que aposta numa ação de responsabilidade social direcionada para a doença mental.

Maria João Moreira, coordenadora do projeto ExperimentAR.TE, sublinha, ao Notícias ao Minuto, que “o grande objetivo é combater o estigma da doença mental” embora existam duas valências neste esforço: “o ContagiAR.TE, cujo trabalho é feito neste campo, no contacto com a sociedade, com a comunidade envolvente, fora da instituição, para combate ao estigma; e o ExpressAR.TE que tem, entre outras atividades um atelier de arte, onde esses utentes já pintam há anos”.

Notícias ao MinutoDetalhe fotografado por um dos utentes da Casa de Saúde do Telhal© Pedro Coelho

A psicóloga, que descreve a parceria com Sandro Resende como “muito feliz”, indica que o desafio foi mostrar o talento das pessoas “a quem está lá fora”, sem fazer distinção entre utentes e artistas profissionais.

“São 19 utentes que sempre permaneceram até ao final, trabalhando arduamente, acreditando no seu projeto, insistindo”, revela, explicando que estas pessoas “têm necessidade de criar” e que, desta forma, conseguem “comunicar com o exterior, serem vistos pelo exterior”.

Notícias ao MinutoDetalhe fotografado por um dos utentes da Casa de Saúde do Telhal© Pedro Coelho

Sandro Resende, curador da exposição, já trabalha com doentes mentais há mais de 18 anos e explica que esta iniciativa permite que os utentes se sintam não só valorizados como pessoas, mas também como artistas.

“Gostava que houvesse mais pessoas a trabalhar nestes sistemas, infelizmente, em Portugal, somos apenas dois a trabalhar com ateliers e galerias dentro de hospitais”, lamentou, sublinhando que “se pudesse mandar” faria com que todos os hospitais pudessem fazer este tipo de iniciativa.

A exposição está em exibição até ao dia 31 de janeiro e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00. Nos fins de semana e feriados, a exposição pode ser visitada com marcação prévia. O Museu S. João de Deus, refira-se, fica na Estrada do Telhal, 2725 - 588, Mem Martins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório