Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Está a gastar demais? Clique, registe os seus consumos e compare

No momento em que celebra o seu quarto aniversário, a Coopérnico lança uma plataforma - a IDEnergia - que pretende "ajudar todos os cidadãos, famílias e empresas a gerirem os seus consumos".

Está a gastar demais? Clique, registe os seus consumos e compare
Notícias ao Minuto

08:30 - 26/11/17 por Filipa Matias Pereira

País Poupança

E se pudesse monitorizar os seus consumos mensais de eletricidade, gás, de biomassa (lenha e pallets), de gasolina, de gasóleo e de água? Agora é possível através da plataforma IDEnergia.

Este conceito, lançado pela Coopérnico – uma cooperativa de energias renováveis –, permite que cada utilizador meça o que consome e "equipare esses valores com o que deveria consumir".

Além disso, revela Nuno Brito Jorge, presidente da direção, a IDEnergia possibilita “a comparação dos consumos com os de outros cidadãos, a nível nacional”. Os membros da Coopérnico “terão ainda mais facilidades”, acrescenta, já que "não necessitam de introduzir os seus dados porque estes estão informatizados".

Outra das vantagens desta plataforma “inteligente” é o facto de, “anualmente, fazer um acerto de coeficiente climático automático”. Por exemplo, “neste inverno, estamos a gastar, em média, menos energia, o que se deve às elevadas temperaturas que se têm feito sentir. E a IDEnergia tem essa ‘inteligência’ para registar esses inputs" que serão analisados nos acertos anuais. 

Estas vantagens estão apenas à distância de um clique, aqui, já que se trata de uma plataforma gratuita e que permite também “integrar monitorizadores de consumo”, explica o presidente da direção.

O ID Energia é, em suma, “uma ferramenta inovadora e a primeira que a Coopérnico disponibiliza, no momento em que celebra o seu quarto aniversário, com o objetivo de ajudar todos os cidadãos, famílias e empresas a gerirem os seus consumos”, reitera Nuno Brito Jorge. 

Em conversa com o Notícias ao Minuto, Nuno Brito Jorge relembra ainda que a Coopérnico participou “num projeto financiado pela Comissão Europeia em que o objetivo era replicar este formato [a aplicação de cooperativas ao setor das energias renováveis] do centro e do norte da Europa para outras zonas, onde esse formato estivesse menos desenvolvido. O projeto foi um sucesso e por isso propusemos à Comissão Europeia aplicar a metodologia mas para a comercialização, partilhando as melhores práticas das cooperativas europeias mais experientes". E assim nasceu o projeto IDEnergia.

A Coopérnico, na sua atividade diária, convida “os cidadãos a serem donos da sua própria empresa de energia. E quando alguém se junta à organização tem a possibilidade de poder passar a investir em projetos de energia renovável”.

Fundada em 2013 por 16 elementos, a empresa hoje conta já com 800 membros, o que denota o nível de crescimento que tem registado. Saliente-se ainda que a Coopérnico faz parte do grupo de cooperativas que criou a Federação Europeia das Cooperativas de Energias Renováveis, mantendo uma ligação estreita com congéneres “mais experientes na Europa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório