Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente da República homenageia piloto-aviador Óscar Monteiro Torres

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu hoje à cerimónia militar evocativa do centenário da morte do major Óscar Monteiro Torres, piloto-aviador que morreu em combate na I Guerra Mundial, em França.

Presidente da República homenageia piloto-aviador Óscar Monteiro Torres
Notícias ao Minuto

13:14 - 20/11/17 por Lusa

País Centenário

A cerimónia decorreu junto à Cripta dos Combatentes, no cemitério do Alto de São João em Lisboa, onde estão depositados os restos mortais de cerca de 7.500 combatentes portugueses, muitos dos quais mortos em combate desde a I Guerra Mundial.

"Ao evocarmos a morte do major Óscar Monteiro Torres estamos a unir gerações que se entregam à aviação militar", destacou o Chefe do Estado Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Teixeira Rolo, que agradeceu a presença na cerimónia do Presidente da República e do Chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas, general Artur Pina Monteiro.

O CEMFA destacou que, por ter sido o primeiro e único piloto-aviador militar português a "tombar em combate", Óscar Monteiro Torres tem um lugar na história da aviação militar.

Monteiro Torres nasceu em Luanda em 1889, frequentou o curso secundário no Colégio Militar e efetuou a sua formação como piloto em Inglaterra.

Defensor da participação de Portugal na I Guerra Mundial, foi um dos aviadores do Corpo Expedicionário Português enviados para França nesse período.

A 19 de novembro de 1917 foi considerado desaparecido após combate contra aeronaves alemãs, vindo a falecer no dia seguinte num hospital em França.

Promovido a major a título póstumo, os seus restos mortais viriam a ser trasladados para Portugal em 1930, encontrando-se desde então na Cripta dos Combatentes.

Depois da cerimónia, que incluiu o sobrevoo por quatro aeronaves F-16, Marcelo Rebelo de Sousa desceu à cripta e descerrou uma placa de homenagem dos aviadores militares portugueses a Óscar Monteiro Torres, evocativa do centenário da sua morte.

O chefe de Estado parou depois brevemente na Cripta de Marechais, onde estão sepultados os restos mortais dos três marechais combatentes do século XX: Gomes da Costa, António Spínola e Costa Gomes.

Óscar Monteiro Torres foi condecorado, a título póstumo, com o colar da Ordem da Torre e Espada e com a medalha da Cruz de Guerra da 1.ª Classe, por Portugal, e a Legião de Honra, pelo Estado francês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório