Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

ASAE apreende produtos de cristal no valor de 378 mil euros

Foram fiscalizados 103 operadores económicos e instaurados dez processos de contraordenação.

ASAE apreende produtos de cristal no valor de 378 mil euros
Notícias ao Minuto

10:49 - 18/11/17 por Notícias Ao Minuto

País Operação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu perto de sete mil produtos de cristal, num valor de cerca de 378 mil euros, por não cumprirem os requisitos legais.

A Operação Cristal decorreu, a nível nacional, durante os meses de outubro e novembro, e consistiu em ações de fiscalização dos produtos de vidro cristal.

O objetivo da operação, explica a ASAE em comunicado, “foi verificar o cumprimento dos requisitos legais por parte dos operadores económicos, nomeadamente quanto à composição, denominações, características de fabrico, etiquetagem e qualquer forma de publicidade dos referidos produtos, com vista a averiguar se correspondem às definições e regras previstas na legislação aplicável”.

Para além disso, pretendia-se também proteger os consumidores “contra as fraudes”, bem com os fabricantes, de forma a que cumpram “as disposições constantes na legislação”.

Nesse sentido, foram fiscalizados 103 operadores económicos, que resultaram em dez por processos de contraordenação “por colocação e disponibilização no mercado de vidro cristal e vidro sonoro sem cumprimento dos requisitos legais”.

No total, foram apreendidas 6.684 unidades de produto de cristal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório