Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

A atual sequência de matrículas está a esgotar-se. E depois de 99-ZZ-99?

A ordem de caracteres da próxima sequência de matrículas será diferente das anteriores.

A atual sequência de matrículas está a esgotar-se. E depois de 99-ZZ-99?
Notícias ao Minuto

08:03 - 18/11/17 por Sara Gouveia

País Transportes

A sequência atual das matrículas está prestes a terminar, pois já se encontra na letra T. Ora, não podendo haver dois carros com a mesma matrícula teve de ser criada uma nova solução. O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) para saber como serão as próximas matrículas, tendo em conta que as combinações possíveis do formato atual vão ficar esgotadas quando chegarmos ao fim da letra Z.

Atualmente, o número de matrículas de automóveis, motociclos, quadriciclos e ciclomotores é constituído por um grupo de dois algarismos, um  grupo de duas letras, e outro grupo de dois algarismos, separados entre si por traços.

Até 29 de fevereiro de 1992, as letras iniciavam a matrícula - AA-00-00 -, a partir de 1 de março de 1992, as letras passaram para o fim - 00-00-AA - e a partir do final deste modelo passaram para o centro - 00-AA-00 -, modelo em vigor atualmente.

Cada uma destas séries corresponde a cerca de 5 milhões de matrículas e, por isso, até ao esgotamento do modelo agora utilizado ainda é possível matricular cerca de 1 milhão de viaturas.

Mas e depois do 99-ZZ-99? O IMT revela que a partir daí “o número de matrícula a utilizar passará a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos, sendo os grupos separados entre si por traços, ou seja, AA-01-AA.

Notícias ao MinutoReprodução do novo modelo de matrículas© IMT

Esta nova série vai permitir cerca de 28 milhões de matrículas e passa a integrar as letras Y, K e W, pois, “na sequência do novo Acordo Ortográfico, estas letras passaram a integrar o alfabeto”, é explicado.

Este novo modelo de matrículas só tem efeito para viaturas novas e apenas quando o modelo anterior se esgotar, sendo que pode consultar aqui a evolução. Os antigos proprietários com veículos identificados com a série anterior manterão a matrícula já atribuída.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório